jumpToMain
3795

Verificar sensores de massa de ar

Pierburg | Motorservice

Como testar se o sensor de massa de ar está avariado? Testar o sensor de massa de ar com o motor funcionando ou parado? O que pode falsear a verificação? Fique sabendo as respostas nesta postagem.

Se durante a leitura dos códigos de erro (OBD) se verificar que o sensor de massa de ar está danificado, o mesmo deverá ser verificado antes da substituição. Verificar a alimentação de tensão
Aqui deve ser respeitada a atribuição dos pinos do sensor e os esquemas de conexão do veículo. A verificação pode ser feita com um voltímetro, um osciloscópio ou com testes do motor. Também é possível conectar o aparelho de medição com as respectivas pontas de teste diretamente no plugue do sensor de massa de ar. 

Atenção: Não perfurar os cabos.

Verificação com a ignição ligada
Com a ignição ligada, entre o pino 2 e a massa do veículo deve existir uma tensão de bordo de 12 Volt. Entre o pino 3 e o pino 4 existe uma tensão do sensor de aprox. 5 Volt. Se estes valores não forem alcançados, todos os cabos e plugues afetados têm de ser verificados quanto a circuito-curto, interrupção e resistências de contato. 
 

3796
3795

Tensão de saída com ar latente
Com o motor parado, a tensão de saída entre o pino 3 e o pino 5 é de aprox. 1 Volt. É necessário garantir que a medição não seja falsificada por correntes de ar. 

Medição sob carga
Colocar o motor em funcionamento! A medição aqui deve ser entre 1,2 – 1,8 Volt. Em uma explosão dos gases até à velocidade máxima controlada têm de ser atingidos 3,6 – 4,4 Volt. Se tiverem sido atingidos esses valores na medição, então o sensor de massa de ar está em ordem. O erro deve ser procurado em outro local: por exemplo, impurezas no ar de admissão, filtro de ar sujos ou errados ou vazamentos na seção de admissão. Também válvulas do tubo de aspiração coladas, válvulas EGR ou depósitos na borboleta do acelerador podem fazer com o sinal de um sensor de massa de ar intato se desvie do valor nominal calculado e originar assim um registro na memória de erros.

Isso também poderá ser do seu interesse

Verificar sensores de massa de ar

Grupos de produtos

Artigos relacionados

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil