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Danos provocados por condensação dos gases de escape

Verificação rápida das válvulas de ar secundário

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Informação acerca do produto

A bomba de ar secundário produz ruídos? Por que há uma oscilação das rotações nos motores frios? O que é a causa para os códigos de erro P0410 e P0411? Fique sabendo nesta postagem por que deve impreterivelmente verificar a válvula de comutação elétrica acionadora e a válvula de ar secundário.

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Em veículos com sistemas de ar secundário, durante a fase de funcionamento frio, podem ocorrer as seguintes reclamações:

  • A bomba de ar secundário (SLP) faz ruído
  • SLP sem função
  • Nova falha da SLP após um curto tempo de funcionamento
  • Variações de rotação com o motor frio Possíveis códigos de erro OBD: P0410; P0411

A causa do dano continua no veículo pode causar uma nova falha da bomba de ar secundário. Basicamente, na substituição de uma bomba de ar secundário, a válvula de comutação de acionamento e a válvula de ar secundário devem ser verificadas quanto a vazamento. 

A verificação rápida da válvula de ar secundário pode ser efetuada de diferentes formas:

  • Na válvula de retenção de ar secundário, soltar a mangueira de conexão que conduz à bomba de ar secundário. ver o ponto de teste "P" no gráfico no verso
  • Quando há depósitos presentes neste lugar da válvula (teste do dedo, ver Fig. 1), a válvula de retenção está vazando e deve ser substituída. Neste caso, a bomba de ar secundário pode já estar danificada.
  • Verificar a bomba de ar secundário e, se necessário, substituir.

Em quase todos os casos, esse dano é causado pela condensação dos gases de escape na bomba de ar secundário. Durante a reparação, normalmente apenas a bomba de ar secundário é substituída.

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Fig. 1: Simples verificação da válvula de retenção
NOTA

No entanto, a causa do dano propriamente dita não está na bomba de ar secundário!                                      
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Danos provocados por condensação dos gases de escape
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Para comparação: Estado novo
Duas variantes do sistema de ar secundário | Pierburg | Motorservice
Duas variantes do sistema de ar secundário

01 Bomba de ar secundário
02 Válvula de comutação (EUV)
03 A válvula de retenção pode ser desligada (aproximadamente 1995 )
04 Válvula de corte de ar secundário (aproximadamente 1993 1997)
05 Válvula de retenção de ar secundário (aproximadamente 1993 1997)
P Ponto de teste para uma verificação rápida

Válvulas de ar secundário são componentes do sistema de ar secundário. Elas são montadas entre a bomba de ar secundário (01) e o coletor de escape. Elas impedem que picos de pressão no coletor de escape causem danos no sistema de ar secundário e que o gás de escape ou o condensado chegue na bomba de ar secundário. 

Existem diversas versões de válvulas de ar secundário: Normalmente, as válvulas de retenção (03) são válvulas de aplicação de vácuo. As versões mais novas (a partir de aprox. 1998 ) são abertas pela pressão do ar secundário. Com isso, o comando pneumático é suprimido pela válvula de comutação (02). As válvulas de retenção de ar secundário (05) abrem-se pela pressão do fluxo de ar secundário.

Verificação rápida da válvula de ar secundário em um BMW 520i (em destaque)

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