Verificação rápida das válvulas de ar secundário
Informação acerca do produto
A bomba de ar secundário produz ruídos? Por que há uma oscilação das rotações nos motores frios? O que é a causa para os códigos de erro P0410 e P0411? Fique sabendo nesta postagem por que deve impreterivelmente verificar a válvula de comutação elétrica acionadora e a válvula de ar secundário.
Em veículos com sistemas de ar secundário, durante a fase de funcionamento frio, podem ocorrer as seguintes reclamações:
- A bomba de ar secundário (SLP) faz ruído
- SLP sem função
- Nova falha da SLP após um curto tempo de funcionamento
- Variações de rotação com o motor frio Possíveis códigos de erro OBD: P0410; P0411
A causa do dano continua no veículo pode causar uma nova falha da bomba de ar secundário. Basicamente, na substituição de uma bomba de ar secundário, a válvula de comutação de acionamento e a válvula de ar secundário devem ser verificadas quanto a vazamento.
A verificação rápida da válvula de ar secundário pode ser efetuada de diferentes formas:
- Na válvula de retenção de ar secundário, soltar a mangueira de conexão que conduz à bomba de ar secundário. ver o ponto de teste "P" no gráfico no verso
- Quando há depósitos presentes neste lugar da válvula (teste do dedo, ver Fig. 1), a válvula de retenção está vazando e deve ser substituída. Neste caso, a bomba de ar secundário pode já estar danificada.
- Verificar a bomba de ar secundário e, se necessário, substituir.
Em quase todos os casos, esse dano é causado pela condensação dos gases de escape na bomba de ar secundário. Durante a reparação, normalmente apenas a bomba de ar secundário é substituída.
NOTA No entanto, a causa do dano propriamente dita não está na bomba de ar secundário! |
01 Bomba de ar secundário
02 Válvula de comutação (EUV)
03 A válvula de retenção pode ser desligada (aproximadamente 1995 )
04 Válvula de corte de ar secundário (aproximadamente 1993 1997)
05 Válvula de retenção de ar secundário (aproximadamente 1993 1997)
P Ponto de teste para uma verificação rápida
Válvulas de ar secundário são componentes do sistema de ar secundário. Elas são montadas entre a bomba de ar secundário (01) e o coletor de escape. Elas impedem que picos de pressão no coletor de escape causem danos no sistema de ar secundário e que o gás de escape ou o condensado chegue na bomba de ar secundário.
Existem diversas versões de válvulas de ar secundário: Normalmente, as válvulas de retenção (03) são válvulas de aplicação de vácuo. As versões mais novas (a partir de aprox. 1998 ) são abertas pela pressão do ar secundário. Com isso, o comando pneumático é suprimido pela válvula de comutação (02). As válvulas de retenção de ar secundário (05) abrem-se pela pressão do fluxo de ar secundário.
Verificação rápida da válvula de ar secundário em um BMW 520i (em destaque)