jumpToMain
3738

Verificação de folgas da bronzina com Plastic Gauge

KS | Kolbenschmidt | Motorservice

Como verificar facilmente a folga da bronzina no virabrequim e na biela? Qual é a folga máxima permitida da bronzina? E qual é a folga mínima da bronzina? Como é usada a fita de medição? Em que momento são usadas bronzinas de grandes dimensões? Veja os esclarecimentos neste vídeo.

O Plastic Gauge é um fina fita plástica calibrada. Com ela é possível verificar a folga da bronzina bem como medidas da fenda. A fita é usada em locais de rolamentos da biela ou do virabrequim, nos quais não é possível realizar uma rápida medição com um micrômetro. 

Preparação
Depois de remover a tampa do mancal, limpe a superfície do eixo e do apoio da bronzina. Agora fixe uma fita Plastic Gauge adequada com um pouco de graxa em sentido transversal à superfície de deslizamento do eixo. Para evitar que a fita de medição fique grudada na superfície de apoio, é possível aplicar um pouco de spray de silicone sobre a superfície de apoio. Em seguida, monte a tampa do mancal conforme especificado.

Atenção: Não gire o eixo do virabrequim nesse momento para evitar que a fita se desloque, o que pode prejudicar o resultado de medição. 

3739
Medição

Para a medição, remova novamente a tampa do mancal e, com ajuda da escala de medição anexa, controle até que ponto a fita de medição foi afastada. Quanto mais a fita de medição for distendida, menor é a folga da bronzina. Este valor pode, então, ser comparado com os dados no catálogo ou com as especificações no manual de oficina.
3740
3738

Isso também poderá ser do seu interesse

Verificação de folgas da bronzina com Plastic Gauge

Artigos relacionados

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil