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Unidade de comando para bombas de combustível

Notas para a substituição

Pierburg | Motorservice
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Informação de uso

Minha luz de advertência do motor se acendeu. Qual o motivo? Por que a pressão de combustível falha? Por que o motor perde potência de repente?
Provavelmente é por causa de uma falha da unidade de comando da bomba de combustível.

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POSSÍVEIS RECLAMAÇÕES

  • Perda de potência
  • A pressão de combustível falha
  • Luz de advertência do motor acesa
  • Modo de emergência
  • O motor não inicia

POSSÍVEIS CÓDIGOS DE ERRO OBD

P025A ... P025D, P027A ... P027D, P064A, P069E Unidade de comando para bombas de combustível
P0087 Sistema de combustível pressão do sistema/rail muito reduzido
P0191 Sensor para pressão de combustível – sinal não plausível

CAUSAS POSSÍVEIS
Para além de uma unidade de comando para bombas de combustível com falha, são possíveis outras causas:

  • Sensor de pressão de combustível com defeito
  • Relé do sensor de pressão de combustível com defeito
  • Feixe de cabos com defeito
  • Filtro de combustível entupido
  • Depósito vazio (devido a indicador de depósito com erro)
  • Bomba de combustível com defeito

TER EM CONTA NA SUBSTITUIÇÃO

A linha característica salva na unidade de comando para bombas de combustível é específica para cada modelo e motor de veículo. Em caso de substituição, a versão de software impressa (Fig. 1) tem de ser igual ou superior à do aparelho montado.

Consoante o veículo, a unidade de comando para bombas de combustível tem de ser programada na unidade de comando do motor.

Para melhorar o comportamento na partida, em muitos casos, a bomba de combustível é acionada durante alguns segundos já ao abrir a porta do condutor, para que se forme pressão no sistema de combustível – mesmo com a ignição ainda desligada. Por isso, durante a substituição da unidade de comando para bombas de combustível, caso a bateria não seja desconectada, é necessário remover o respectivo fusível (p. ex. Audi A3: nº 27, ver diagrama de circuito correspondente).

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Fig. 1: Versão de software impressa
ATENÇÃO

Os componentes elétricos podem ser danificados por carga eletrostática. Por isso, nunca toque diretamente nos contatos elétricos.

INFORMAÇÕES DE FUNDO

No caso de uma alimentação de combustível "não regulada", a bomba de combustível no depósito apresenta sempre um débito com potência plena. Um excesso de combustível volta através da linha de retorno para o depósito. 

No caso de uma alimentação de combustível "regulada" ou "conforme a necessidade", a bomba de combustível (11) é acionada pela respectiva unidade de comando (10) mediante um sinal de modulação de largura de pulso.

VANTAGENS

  • Somente é alimentado o combustível necessário.
  • O combustível é menos aquecido e assim é reduzido o perigo de bolhas de vapor.
  • Redução de ruído
  • Consumo de potência mais reduzido e, consequentemente, maior economia de combustível

A bomba de combustível no depósito (11) alimenta o combustível no sistema de baixa pressão à bomba de alta pressão (04). A pressão de combustível no sistema de baixa pressão no funcionamento normal é entre 0,5 e 5 bar. Na partida a frio e na partida com o motor quente, a pressão de combustível aumenta até 6,5 bar: Na partida a frio, isso providencia uma pressão de partida mais elevada no sistema de alta pressão e assim uma partida do motor mais rápida. Na partida a quente a pressão mais elevada evita a formação de bolhas de vapor. Contudo, pode haver um retorno, p. ex. para o funcionamento de bombas de jato de sucção no reservatório de sela.
 

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Alimentação de combustível conforme a necessidade (esquemático) 01 Sensor de pressão (alta pressão) 02 Bicos injetores 03 Eixo de comando 04 Bomba de alta pressão 05 Sensor de pressão (baixa pressão) 06 Filtro de combustível com regulador da pressão 07 Si

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On-Board Diagnostics Part 1: Introduction

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