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Fig. 1: Vista do produto (versões)

Transdutor de pressão

Reclamação: perda de potência, ruídos

Pierburg | Motorservice
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Informação acerca do diagnóstico

O transdutor de pressão emite ruídos? O turbocompressor não tem potência? Quais as causas? O transdutor de pressão tem defeito? Por que podem mangueiras de conexão muito rijas ser a causa de erro de transdutores de pressão aparentemente danificados? Aqui você fica sabendo.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Os transdutores de pressão são usados em grandes números para sistemas de recirculação dos gases de escape (EGR) e turbocompressores com turbina de geometria variável (“geometria variável do turbo”, turbocompressores com pás variáveis). Sua função é semelhante à de um “redutor” no circuito elétrico: A partir do vácuo e da pressão atmosférica é formada no transdutor de pressão uma pressão mista (pressão de controle) que permite ajustar os atuadores pneumáticos (“cápsulas de vácuo”) continuamente.

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Fig. 1: Vista do produto (versões)
POSSÍVEL RECLAMAÇÃO
  • O transdutor de pressão emite um ruído claramente audível (“barulho”).
  • O turbocompressor não tem potência.
  • Aumento de valores de óxido nítrico no gás de escape. Não há recirculação dos gases de escape.
CAUSAS

Nossas análises demonstraram que as causas não se prendem com um transdutor de pressão defeituoso. Podem ocorrer vibrações da coluna de ar fechada, especialmente em mangueiras de conexão muito rígidas e com cortes transversais pequenos entre o atuador e o transdutor de pressão. Em determinados casos, tal pode resultar em uma ressonância que torna o transdutor de pressão inoperante.

"O transdutor de pressão não está defeituoso! Ele tem sua função perturbada somente pela ressonância da coluna de ar oscilante na mangueira de conexão."

POSSÍVEIS SOLUÇÕES
  • Substitua a mangueira de conexão por outra um pouco mais longa ou curta.
  • Utilize uma mangueira de conexão com um maior diâmetro interno ou uma rigidez menor.
  • Troque as conexões da mangueira de conexão: extraia o cotovelo eventualmente existente da conexão "OUT" do transdutor de pressão e troque-o pela peça de ligação no atuador.
  • Se necessário, instale um amortecedor adicional.
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01 Atuador pneumático (caixa de pressão, turbocompressor, válvula EGR)
02 Mangueira de conexão
03 Transdutor de pressão
04 Conexão elétrica
05 para a bomba de vácuo
06 Ar fresco

ATENÇÃO

Certifique-se de que as mangueiras não ficam dobradas. Evite o contato entre as mangueiras e as peças de motor quentes. Nesse caso existe perigo de incêndio. Os trabalhos acima descritos podem ser apenas executados por pessoal qualificado
TRANSDUTOR DE PRESSÃO E EOBD

Os transdutores de pressão são monitorados eletricamente nos veículos com sistemas OBD.

Possíveis códigos de erro EOBD
P0033 Válvula de regulação da pressão de admissão -
Falha de funcionamento circuito elétrico
P0245 Válvula de regulação da pressão de admissão A - Sinal muito baixo
P0034 Válvula de regulação da pressão de admissão - Sinal muito baixo P0246 Válvula de regulação da pressão de admissão A - Sinal muito alto
P0035 Válvula de regulação da pressão de admissão - Sinal muito alto P0247 Válvula de regulação da pressão de admissão B -
Falha de funcionamento circuito elétrico
P0234 Superalimentação do motor - Valor limite excedido P0248 Válvula de regulação da pressão de admissão B -
Funcionamento defeituoso / erro de faixa
P0235 Superalimentação do motor - Valor limite não alcançado P0249 Válvula de regulação da pressão de admissão B - Sinal muito baixo
P0243 Válvula de regulação da pressão de admissão A -
Falha de funcionamento circuito elétrico
P0250 Válvula de regulação da pressão de admissão B - Sinal muito alto
P0244 Válvula de regulação da pressão de admissão A -
Funcionamento defeituoso / erro de faixa
É realizado um monitoramento indireto do transdutor de pressão através do monitoramento da função da válvula EGR
P0400 Recirculação dos gases de escape -
Falha de funcionamento taxa de fluxo
P0405 Válvula EGR - Sensor A - Sinal de entrada muito baixo
P0401 Recirculação dos gases de escape -
taxa de fluxo insuficiente detectada
P0406 Válvula EGR - Sensor A - Sinal de entrada muito alto
P0402 Recirculação dos gases de escape -
taxa de fluxo excessiva detectada
P0407 Válvula EGR - Sensor B - Sinal de entrada muito baixo
P0403 Recirculação dos gases de escape -
Falha de funcionamento circuito elétrico
P0408 Válvula EGR - Sensor B - Sinal de entrada muito alto
P0404 Recirculação dos gases de escape -
Funcionamento defeituoso / erro de faixa

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