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Sistema OBD – Sistemas de ar secundário

Pierburg | Motorservice
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Informação acerca do diagnóstico

As falhas de funcionamento e os erros dentro do sistema de ar secundário podem ser determinados através de um sistema de on-Board-Diagnosis (OBD). Os códigos de erro P0410, P0411, P0412, P0415, P0413, P0416, P0414, P0417, P0418 e P0419 indicam erros no sistema de ar secundário. Fique sabendo nesta postagem quais os componentes afetados em cada um dos códigos de erro e como os pode verificar.

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PRODUTOS PIERBURG ON-BOARD-DIAGNOSIS
01 Válvula de ar secundário (elétrica) 06 Unidade de comando do motor
02 Bomba de ar secundário (SLP) 07 Lâmpada de erro (MIL)
03 Sonda lambda 08 Ficha de diagnóstico
04 Válvula de ar secundário (pneumática) 09 Dispositivo OBD (ferramenta de digitalização)
05 Válvula de comutação (EUV)
DA PRÁTICA
3516
Verificação simples da válvula de ar secundário
3518
Condensado na bomba de ar secundário
3517
Bomba de ar secundário – Conexões elétricas corroídas
3519
Válvula de ar secundário pneumática – Danos causados por condensado
LOCALIZAR E ELIMINAR ERROS OBD
CÓDIGO DE ERRO P0410 P0411 P0412, P0415
ERROS INDICADOS Sistemas de ar secundário –
falha de funcionamento

Sonda lambda não reconhece
nenhum ar secundário (não há sinal
fraco)
Sistemas de ar secundário –
Quantidade insuficiente

A taxa de ar secundário identificada
é muito baixa (sinal fraco insuficiente)
Válvula de comando do ar secundário
A (EUV 1) / B (EUV 2) Falha elétrica

A válvula de comutação (EUV) não
liga
PRÓXIMOS PASSOS/
SOLUÇÕES POSSÍVEIS
• Bomba de ar secundário
eventualmente com defeito.
Verificar SLP, relé, condutores e
conexões de encaixe
• No caso de condensado na SLP:
Verificar a válvula de ar secundário
quanto à estanqueidade e a
válvula de comutação quanto à
função
• Verificar válvula de retenção –
substituir em caso de sujeira
• No caso de água na SLP:
Verificar estanqueidade da linha
de vácuo e das válvulas
• Verificar a função da válvula de
retenção desligada com bombas
manuais de vácuo
• Verificar válvula de comutação e
linha de vácuo
• Verificar válvula de retenção e
cabos de ar secundário quanto à
passagem livre
• Verificar cabos, conexões de
encaixe e EUV
CÓDIGO DE ERRO P0413, P0416 P0414, P0417 P0418, P0419
ERROS INDICADOS Válvula de comando do ar secundário
A (EUV 1) / B (EUV 2) Interrupção

A válvula de comutação (EUV) não
liga
Válvula de comando do ar secundário
A (EUV 1) / B (EUV 2) Curto-circuito

A válvula de comutação (EUV) não
liga
Relé do sistema de ar secundário
circuito A / circuito B Falha de
funcionamento

Relé das bombas de ar secundário A
ou B não liga
PRÓXIMOS PASSOS/
SOLUÇÕES POSSÍVEIS
• Verificar cabos, conexões
de encaixe e EUV
• Comando da válvula de comutação
(EUV) não está OK
• Verificar cabos, conexões de
encaixe e EUV
• Verificar relé, cabos, conexões de
encaixe e bomba de ar secundário

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