Informação acerca do diagnóstico

Sistema de ar secundário

localização de erros

Ruído de arranhão ou assobio no compartimento do motor durante a partida a frio? Código de erro P0410 ou P0411 na memória de erros?
Nós mostramos porque isso acontece e como se pode verificar a bomba de ar secundário e a válvula de ar secundário.

SISTEMA DE AR SECUNDÁRIO E OBD

No caso do EOBD europeu, o sistema de ar secundário só é verificado em termos de conexão elétrica, mas não em termos do seu efeito. A conexão elétrica é monitorada em termos de curto-circuito para a terra, curto-circuito para a tensão de alimentação e interrupção.

No caso da versão americana do On-Board- Diagnosis, OBD II, é também verificado o efeito do sistema de ar secundário: Para a verificação, a bomba de ar secundário é ligada uma vez por cada ciclo de condução com o motor à temperatura de funcionamento. Deste modo, a sonda lambda registra um excesso de oxigênio. O sinal da sonda é comparado com os valores nominais na unidade de comando.


Possíveis códigos de erro OBD:

  • P0410 Falha de funcionamento
  • P0411 Quantidade insuficiente

Se a válvula de ar secundário permanecer aberta, tal pode levar a que o sinal da sonda lambda seja adulterado como "demasiado pobre". Isso pode provocar o surgimento da seguinte mensagem de erro:

  • Sonda lambda – limite de controle atingido

DICAS PARA A LOCALIZAÇÃO DE ERROS

As reclamações mais frequentes associadas ao sistema de ar secundário são:

  • A bomba de ar secundário produz ruído
  • A bomba de ar secundário não funciona

Na maioria destes casos, a condensação dos gases de escape entrou na bomba de ar secundário através de uma válvula de retenção defeituosa ou pelo comando defeituoso da válvula de ar secundário e acabou por danificá-la. Os casos práticos demonstram que, em situações de reparação, é frequente só se substituir a bomba de ar secundário. Por isso, voltam a surgir frequentemente reclamações após um breve tempo de funcionamento.

A falha de funcionamento de um único componente no sistema de ar secundário pode provocar danos nos restantes componentes. Por isso, em caso de falha, é imprescindível verificar todos os componentes.

VERIFICAÇÃO: BOMBA DE AR SECUNDÁRIO

Com o motor frio, a bomba de ar secundário precisa funcionar de modo audível durante no máx. 90 segundos depois da partida do motor.
Para verificar o componente com o motor quente, a ficha de conexão da bomba de ar secundário pode ser desconectada e alimentada com tensão de bordo.

Nota:
A bomba de ar secundário não foi concebida para operação contínua, ou seja, não deve funcionar por mais de 90 segundos!

  • Se a bomba de ar secundário não arrancar ou se o fizer apenas emitindo ruídos de raspagem, assobios ou arranhões, ela tem que ser substituída.
  • Neste caso, verifique também os outros componentes do sistema de ar secundário.
  • Verifique se o filtro de ar do motor apresenta impurezas. Se a aspiração do ar secundário não ocorrer a partir da seção de admissão mas diretamente a partir do compartimento do motor, existe um filtro de ar separado da bomba de ar secundário que poderá estar entupido.

VERIFICAÇÃO: VÁLVULA DE AR SECUNDÁRIO

O funcionamento de uma válvula de ar secundário regulada por vácuo pode ser verificado com a válvula em estado desmontado e usando uma bomba de vácuo manual:

  • Se a válvula de ar secundário não abrir mesmo havendo vácuo, ela tem que ser substituída.
  • Se a válvula de ar secundário abrir com vácuo, é necessário verificar a válvula solenoide que a aciona (válvula de comutação) e também as mangueiras de vácuo.
  • Se a pressão de vácuo aplicada com a bomba de vácuo manual descer, isso significa que a membrana da válvula de ar secundário está vazando.
  • Os depósitos do lado da bomba de ar secundário (teste do dedo, fig.) indicam que a válvula de retenção apresenta fugas.
  • Para a verificação, desligar a mangueira de conexão entre a bomba de ar secundário e a válvula de ar secundário.

Neste caso, a bomba de ar secundário pode já estar danificada: verificar a bomba de ar secundário e, se necessário, substituir.

VERIFICAÇÃO: VÁLVULA DE COMUTAÇÃO

A válvula de comutação é alimentada com corrente durante o período de injeção de ar secundário (fase de partida a frio). Com corrente, a válvula de comutação tem a passagem livre e, sem corrente, a passagem está interrompida.

  • A passagem e a estanqueidade podem ser verificadas com a ajuda de uma bomba de vácuo manual.
  • Durante a injeção de ar secundário precisa haver tensão de bordo na ficha da válvula de comutação, caso contrário, existe uma falha na corrente elétrica que será necessário localizar com a ajuda de um diagrama de circuito.

VERIFICAÇÃO: SISTEMA DE VÁCUO

Os vazamentos podem levar a que não seja atingido valor do vácuo de comando.

  • Com a ajuda de um manômetro, p. ex., na bomba de vácuo manual, é possível verificar o vácuo de comando ("vácuo") na válvula de comutação e nas válvulas de ar secundário reguladas por vácuo.
  • Se o vácuo de comando não atingir, pelo menos, 390 mbar (correspondentes a 610 mbar de pressão absoluta), é necessário inspecionar todo o sistema de vácuo para identificar vazamentos e substituir a peça danificada.

POSSÍVEIS FONTES DE ERRO

  • Mangueira defeituosas (porosas, mordeduras de roedores)
  • Vazamentos nas conexões das válvulas pneumáticas
  • Vazamentos nas válvulas de retenção/no reservatório de vácuo
  • Membranas ou vedações defeituosas/ porosas nos atuadores pneumáticos
  • Vazamentos no tubo de aspiração
  • Bomba de vácuo defeituosa

VERIFICAÇÃO: CONEXÃO AO COLETOR DE ESCAPE

Uma vedação defeituosa pode provocar uma saída audível dos gases de escape pelo flange de conexão.

  • Verificar a estanqueidade da conexão e vedar novamente caso necessário.

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