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Princípio da injeção de ar secundário | Pierburg | Motorservice

Sistema de ar secundário

Estrutura, componentes

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Informação acerca do produto

Por que só é injetado ar durante a partida a frio e qual é a influência disso sobre a emissão de poluentes?
No texto você ficará sabendo quais os componentes que estão instalados no sistema de ar secundário (SLS) e qual a sua finalidade.

Adequado para

todos os veículos a gasolina com sistema de ar secundário

Produto

Válvula de ar secundário, bomba de ar secundário, válvula de comutação

No caso de um motor a gasolina, a maior parte das emissões se forma durante a partida a frio. A injeção de ar secundário é um método reconhecido para a redução destas emissões de partida a frio.

Para a partida a frio de um motor a gasolina é necessária uma "mistura rica" (λ<1), ou seja, uma mistura com excesso de combustível. Até que o catalisador tenha atingido a sua temperatura de serviço e a regulação lambda arranque se formam grandes quantidades de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos por queimar. Para reduzir essa quantidade de emissões, durante a fase de partida a frio é injetado ar ambiente rico em oxigênio ("ar secundário") para dentro do coletor de escape imediatamente atrás das válvulas de escape. Daí resulta uma pós-oxidação ("pós-combustão") das emissões em dióxido de carbono e água.

O calor que é produzido neste processo aquece adicionalmente o catalisador e reduz o tempo até o arranque da regulação lambda.

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Válvula de ar secundário e bomba de ar secundário em um BMW E46 (em destaque)
Princípio da injeção de ar secundário | Pierburg | Motorservice
Princípio da injeção de ar secundário (de comando pneumático)
  1. Filtro de ar
  2. Bomba de ar secundário
  3. Válvula de retenção desconectável
  4. Válvula de comutação
  5. Cilindro
  6. Sonda lambda
  7. Catalisador
COMPONENTES DO SISTEMA DE AR SECUNDÁRIO

A bomba de ar secundário aspira ar ambiente e o injeta para dentro do coletor de escape atrás das válvulas de escape. Se a entrada de ar não ocorrer a partir da seção de admissão mas diretamente a partir do compartimento do motor, significa que existe um filtro de ar próprio integrado.

As válvulas de ar secundário são montadas entre a bomba de ar secundário e o coletor de escape. Estas estão disponíveis em diversas versões. Uma válvula de retenção de ar secundário evita que os gases de escape, o condensado ou os picos de pressão no coletor de escape (p. ex. devido a falhas de ignição) causem danos na bomba de ar secundário. A válvula de corte do ar secundário assegura que o ar secundário só entra no coletor de escape na fase de partida a frio. As válvulas de ar secundário são acionadas por vácuo, que é controlado por uma válvula de comutação elétrica, ou se abrem pela pressão da bomba de ar secundário.

No caso das válvulas de ar secundário da geração mais recente, as funções de corte e de retenção se encontram reunidas numa "válvula de retenção desconectável".

O mais recente desenvolvimento são as válvulas de ar secundário elétricas. Elas dispõem de tempos de abertura e de fecho mais breves do que as válvulas de acionamento pneumático. Graças a forças de ajuste superiores, elas são mais resistentes a colagens provocadas por fuligem ou sujeira.

As válvulas de ar secundário elétricas podem ser equipadas com um sensor de pressão integrado para o monitoramento através do On-Board-Diagnosis (OBD).

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Diversas bombas de ar secundário das gerações 1 e 2
Válvula de retenção desconectável regulada por vácuo (a partir de aprox. 1995) e válvula de comutação | Pierburg | Motorservice
Válvula de retenção desconectável regulada por vácuo (a partir de aprox. 1995) e válvula de comutação
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Válvula de retenção desconectável, controlada por pressão (a partir de aprox. 1998)
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Válvula elétrica de ar secundário (a partir de aprox. 2007)

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Secondary air system – Basic information

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