Sinais no veículo motorizado
O osciloscópio vem se tornando cada vez mais importante
Informação acerca do diagnóstico
Cada vez mais componentes no veículo comunicam com sinais intermitentes.
O que distingue os sinais de modulação de largura de pulso dos sinais de modulação de frequência de pulso?
É possível medir os sinais intermitentes com um multímetro?
Os sinais analógicos podem ser medidos com qualquer multímetro comercialmente disponível. Os sinais intermitentes têm de ser representados com um osciloscópio ou a respectiva função de um dispositivo de teste do motor.
Na tecnologia automotiva são cada vez utilizados os sinais compostos por uma tensão periodicamente intermitente. Um multímetro só permite medir o valor médio da tensão ao longo de um período.
- A frequência é constante.
- O ciclo de trabalho, ou seja, a largura do impulso muda.
A modulação de largura de pulso pode ser usada como parâmetro do sinal de entra- da ou como controle da potência, p. ex. no caso de válvulas EGR, borboletas do acele- rador, válvulas eletropneumáticas, reguladores de marcha lenta ou bombas de combustível controladas por demanda.
- Mudanças de frequência, ou seja, a curva de sinal é comprimida ou alongada.
- O ciclo de trabalho é constante.
No caso de alguns sensores de massa de ar Pierburg, o parâmetro de saída p. ex. é emitido como sinal PFM.
Características:
- Tensão U, em Volt
- Duração do impulso ou de funcionamento
- Duração de desligamento
- Duração do período T
- Eixo de tempo, em segundos
- A frequência é o valor recíproco da duração do período: f = 1/T
- "Ciclo de trabalho"
O termo "ciclo de trabalho" não está uniformemente definido. Geralmente ele significa a relação entre a duração de funcionamento (02) e a duração do período (04). O ciclo de trabalho é indicado como um número entre 0 e 1, ou como uma percentagem entre 0 % e 100 %. Alguns osciloscópios, como também no exemplo ao lado, mostram o ciclo de trabalho "de cabeça para baixo", ou seja, a duração de desligamento (03) em relação à duração do período (04).
Os sinais intermitentes são relativamente insensíveis a falhas. O valor de tensão (08) pode mudar em virtude de falhas no fluxo de sinal, p. ex. devido a corrosão ou umidade nas conexões de encaixe. Mas isso não influencia a informação propriamente dita relativamente ao "ciclo de trabalho" ou à "frequência".
Na tecnologia automotiva são habituais as frequências de 100 Hz. Isso corresponde a 100 períodos por segundo. As formas de sinal com essas frequências altas podem ser objeto de resolução apenas em uma imagem do osciloscópio.