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Air mass sensor

Sensor de massa de ar com saída de frequência

Verificação e respectivos valores

Pierburg | Motorservice
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Informação acerca do diagnóstico

Como verificar sensores de massa de ar digitais? Quais os motivos para que a medição dos sensores de massa de ar com um multímetro não funcione? 

Introdução

Veículos: Citroën, Ford, Peugeot

Produto: Sensor de massa de ar

Modelos com motor diesel 1,6 l:
CITROEN Berlingo, C2, C3, C4, C5, Jumpy, Xsara Picasso (HDi)
FORD Fiesta, Focus, Fusion (TDCi)
PEUGEOT Expert, Partner, 1007, 206, 207, 307, 308, 407 (HDi)

Nº Pierburg: 7.28342.06.0
Substituição para: 7.28342.04.0

Nº de ref.*: 9650010780; 1232096; 1255117; 3M5A12B579BA; 3M5A12B579BB; Y60113215; 1920GV; 30774680

* Os números de referência indicados servem apenas para efeitos comparativos e não podem ser utilizados em faturas para os consumidores finais..

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Possíveis reclamações:

  • Fumaça preta
  • Perda de potência
  • Modo de emergência
  • Código de erro P0100 … P0104

Estas reclamações podem indicar um sensor de massa de ar defeituoso. No caso deste sensor de massa de ar, o fluxo de massa de ar medido é emitido sob a forma de um sinal de onda quadrada modulado em frequência.

Como tal, para a verificação é necessário um osciloscópio ou um multímetro com gama de medição de frequências. Um sensor de temperatura integrado mede a temperatura do ar de admissão. Esta pode ser medida como resistência elétrica usando um multímetro ou um ohmímetro disponíveis no mercado.

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Curva característica do sensor de fluxo de massa
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Curva característica do sensor de temperatura
VERIFICAÇÃO DA TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO

Meios auxiliares:
Osciloscópio ou função correspondente de um dispositivo de teste do motor ou multímetro

  • Desligar a ficha do sensor de massa de ar.
  • Ligar o multímetro ou o osciloscópio ao pino 4 e ao pino 2 do cabo de conexão (faixa de medição em "Volt").
  • Ligar a ignição. Valor nominal: tensão de bordo (>11 V)
VERIFICAÇÃO DO SENSOR DE TEMPERATURA

Meios auxiliares:
Multímetro ou dispositivo de teste do motor, termômetro, meio auxiliar adequado para produzir calor, p. ex., pistola de ar quente

  • Com a ajuda de um dispositivo de teste do motor, verificar os valores reais guardados na unidade de comando do motor relativos à temperatura do ar de admissão. Valor nominal: temperatura do ar ambiente

Alternativa:

  • Desligar a ficha do sensor de massa de ar.
  • Ligar o multímetro ao pino 1 e à terra (2) do sensor de massa de ar (faixa de medição em "Resistência").
  • Com a ajuda de uma pistola de ar quente e do termômetro, definir vários pontos de teste.

Exemplo:
0 °C - 5846 Ω / 25 °C - 2000 Ω / 40 °C - 1128 Ω / 60 °C -  564 Ω / 120 °C - 103 Ω

VERIFICAÇÃO DO FLUXO DE MASSA DE AR

Meios auxiliares:
Osciloscópio ou função correspondente de um dispositivo de teste do motor

  • O sensor de massa de ar pode permanecer montado. A ficha tem de ficar ligada.

Uma vez que não existe na oficina qualquer método para determinar efetivamente o caudal da massa de ar como referência, o valor de medição com o motor parado, ou seja, massa de ar = 0, serve de medida auxiliar.

  • Ligar a ignição. Não colocar o motor em funcionamento.
  • Medir a frequência entre o pino 2 e o pino 5. Valor nominal: 5000 ±10 Hz
  • A tensão do sinal do sensor tem de ser de aprox. 12 V. Na imagem do osciloscópio, este é o valor superior do sinal de onda quadrada.
  • Colocar o motor em funcionamento.
  • Carregar no pedal do acelerador.
  • A frequência tem então de diminuir, ou seja, a curva no osciloscópio estende-se.
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Sinal com marcha lenta (dependendo da velocidade de marcha lenta)
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Sinal com aceleração

Em alguns dispositivos de teste do motor, que dispõem de umosciloscópiointegrado, é possívelvisualizar um sinal dereferência. O sinal de referênciaindica a curva de tensão emmarcha lenta. Ambas as curvas têm de ser aproximadamentecongruentes em marcha lenta.

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