Sensor de massa de ar com saída de frequência
Verificação e respectivos valores
Informação acerca do diagnóstico
Como verificar sensores de massa de ar digitais? Quais os motivos para que a medição dos sensores de massa de ar com um multímetro não funcione?
Veículos: Citroën, Ford, Peugeot
Produto: Sensor de massa de ar
Modelos com motor diesel 1,6 l:
CITROEN Berlingo, C2, C3, C4, C5, Jumpy, Xsara Picasso (HDi)
FORD Fiesta, Focus, Fusion (TDCi)
PEUGEOT Expert, Partner, 1007, 206, 207, 307, 308, 407 (HDi)
Nº Pierburg: 7.28342.06.0
Substituição para: 7.28342.04.0
Nº de ref.*: 9650010780; 1232096; 1255117; 3M5A12B579BA; 3M5A12B579BB; Y60113215; 1920GV; 30774680
* Os números de referência indicados servem apenas para efeitos comparativos e não podem ser utilizados em faturas para os consumidores finais..
Possíveis reclamações:
- Fumaça preta
- Perda de potência
- Modo de emergência
- Código de erro P0100 … P0104
Estas reclamações podem indicar um sensor de massa de ar defeituoso. No caso deste sensor de massa de ar, o fluxo de massa de ar medido é emitido sob a forma de um sinal de onda quadrada modulado em frequência.
Como tal, para a verificação é necessário um osciloscópio ou um multímetro com gama de medição de frequências. Um sensor de temperatura integrado mede a temperatura do ar de admissão. Esta pode ser medida como resistência elétrica usando um multímetro ou um ohmímetro disponíveis no mercado.
Meios auxiliares:
Osciloscópio ou função correspondente de um dispositivo de teste do motor ou multímetro
- Desligar a ficha do sensor de massa de ar.
- Ligar o multímetro ou o osciloscópio ao pino 4 e ao pino 2 do cabo de conexão (faixa de medição em "Volt").
- Ligar a ignição. Valor nominal: tensão de bordo (>11 V)
Meios auxiliares:
Multímetro ou dispositivo de teste do motor, termômetro, meio auxiliar adequado para produzir calor, p. ex., pistola de ar quente
- Com a ajuda de um dispositivo de teste do motor, verificar os valores reais guardados na unidade de comando do motor relativos à temperatura do ar de admissão. Valor nominal: temperatura do ar ambiente
Alternativa:
- Desligar a ficha do sensor de massa de ar.
- Ligar o multímetro ao pino 1 e à terra (2) do sensor de massa de ar (faixa de medição em "Resistência").
- Com a ajuda de uma pistola de ar quente e do termômetro, definir vários pontos de teste.
Exemplo:
0 °C - 5846 Ω / 25 °C - 2000 Ω / 40 °C - 1128 Ω / 60 °C - 564 Ω / 120 °C - 103 Ω
Meios auxiliares:
Osciloscópio ou função correspondente de um dispositivo de teste do motor
- O sensor de massa de ar pode permanecer montado. A ficha tem de ficar ligada.
Uma vez que não existe na oficina qualquer método para determinar efetivamente o caudal da massa de ar como referência, o valor de medição com o motor parado, ou seja, massa de ar = 0, serve de medida auxiliar.
- Ligar a ignição. Não colocar o motor em funcionamento.
- Medir a frequência entre o pino 2 e o pino 5. Valor nominal: 5000 ±10 Hz
- A tensão do sinal do sensor tem de ser de aprox. 12 V. Na imagem do osciloscópio, este é o valor superior do sinal de onda quadrada.
- Colocar o motor em funcionamento.
- Carregar no pedal do acelerador.
- A frequência tem então de diminuir, ou seja, a curva no osciloscópio estende-se.
Em alguns dispositivos de teste do motor, que dispõem de umosciloscópiointegrado, é possívelvisualizar um sinal dereferência. O sinal de referênciaindica a curva de tensão emmarcha lenta. Ambas as curvas têm de ser aproximadamentecongruentes em marcha lenta.