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Ruídos no pistão

KS | Kolbenschmidt | Motorservice
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Informação acerca do diagnóstico

O pistão causa ruídos? No ressalto de ignição do pistão são visíveis pontos de colisão na direção de inclinação? A marca de funcionamento é mais acentuada para cima e para baixo no corpo do pistão do que no meio do corpo? Para saber como isso acontece, você fica sabendo aqui.

Generalidades sobre ruídos no pistão

Os ruídos de funcionamento dos pistões podem ser provocados por diversos fatores de influência com o motor em funcionamento.

  • Basculamento de pistão devido a folga excessiva de funcionamento:
    O pistão bascula devido a um furo do cilindro muito grande, ao desgaste ou à redução do corpo, impulsionado pelo movimento pendular da biela e da inversão de movimento do pistão no cilindro. Nesses casos, o cabeçote do pistão bate duramente contra o trajeto de cilindro.
  • Não observância do sentido de montagem do pistão:
    Para executar a inversão do movimento do pistão antes do ponto morto superior e antes do início do ciclo de trabalho, o eixo do pino de pistão está axialmente desalinhado alguns milímetros em relação ao lado de pressão do pistão. Se o pistão for montado girado em 180° no cilindro, e o pino de pistão axialmente desalinhado para o lado errado, a inversão de movimento do pistão ocorre no momento errado. Deste modo o pistão bascula com uma força maior e mais ruidosa.
  • Basculamento do pistão devido a mobilidade reduzida da bronzina da biela:
    A folga entre o pino de pistão e a bucha de biela pode ser muito pequena ou pode ser compensada por um emperramento ou torção decorrente de falhas de alinhamento de biela (deformação e torção).
  • Colisão do pistão no sentido do pino:
    A causa de uma colisão lateral do pistão contra o furo do cilindro normalmente é uma falha de alinhamento da biela (deformação ou especialmente a torção): O pistão oscila no seu movimento de curso no eixo longitudinal do motor e bate alternadamente contra o cilindro. O mesmo ocorre em bielas assimétricas ou por um apoio excêntrico do pistão pela biela.
  • Colisão alternante do pino de pistão contra as travas do pino de pistão:
    Um impulso axial no pino de pistão sempre é a consequência de uma falha de alinhamento entre o eixo do pino de pistão e o eixo do virabrequim. Conforme descrito, as causas mais frequentes são a deformação ou a torção da biela, bem como uma assimetria na biela. Uma folga excessiva da bronzina de biela (moente de biela no virabrequim) pode causar um movimento pendular lateral da biela, especialmente em baixas rotações. Com isso, o pino de pistão emperra no olhal da biela e é deslocado de um lado para outro no furo do pino do pistão devido ao movimento pendular. O pino de pistão bate contra os anéis de retenção do pino.
Pontos de colisão radiais no ressalto de ignição
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  • Ressalto de ignição com pontos de colisão na direção de inclinação (Fig. 1).
  • Marca de funcionamento mais acentuada para cima e para baixo no corpo do pistão do que no meio do corpo.
Avaliação

Uma colisão alternante do cabeçote do pistão contra o trajeto de cilindro causa um ruído no pistão claramente audível de fora. Dependendo da causa, o ressalto de ignição bate na direção de inclinação ou no plano de ovalidade (sentido do pino) contra a parede do cilindro.

Causas possíveis em pontos de colisão na direção de inclinação
  • Folga excessiva na montagem, consequentemente guia dos pistões deficiente devido a cilindros com furação ou brunimento excessivo.
  • Não foi observado o sentido de montagem dos pistões em pistões axialmente desalinhados.
  • Alojamento do pino com mobilidade reduzida: Com isto o cabeçote do pistão colide contra o trajeto de cilindro no assim chamado plano de inclinação. Motivos:
    • Folga insuficiente no olhal da biela ou no furo do pino.
    • Ajuste muito apertado do pino de pistão na bucha de biela (biela retrátil). Na retração e em caso de um ajuste muito apertado do pino de pistão no olhal da biela o olhal da biela se deforma na direção das paredes de menor espessura. O olhal da biela e o pino de pistão ficam ovais. Isto causa um estreitamento da folga entre o pistão e o pino de pistão.
    • Pino de pistão com sinais de corrosão.
    • Apoios de pinos não lubrificados na montagem dos pistões.
Causas possíveis em pontos de colisão no sentido do pino de pistão
  • Em caso de uma falha de alinhamento de biela, principalmente em uma torção de biela, ou em caso de uma folga excessiva da bronzina de biela, o cabeçote do pistão oscila no sentido do pino e bate contra o cilindro.
  • Falha de alinhamento de biela (deformação/torção): Ocorre um impulso axial alternado do pino de pistão, devido ao qual o pino de pistão bate alternadamente contra os anéis de retenção.
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