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Módulo de radiador EGR Pierburg com válvula EGR integrada e borboleta de bypass, instalado na Fiat e GM | Pierburg | Motorservice

Recirculação dos gases de escape arrefecidos

Função e aplicação

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Informação acerca do produto

Como funciona a recirculação dos gases de escape (EGR)? O que borboletas de bypass elétricas e pneumáticas fazem para o radiador EGR? Quais são os componentes da recirculação dos gases de escape arrefecida? Aqui você recebe toda a informação desejada.

Devido às normas sobre gases de escape cada vez mais exigentes, os métodos para a redução de poluentes precisam ser permanentemente melhorados. Nos motores diesel, isso é válido especialmente para redução cada vez maior de óxidos de nitrogênio (NOx ). Neste caso, a recirculação dos gases de escape (EGR) arrefecidos desempenha um papel de especial importância. 

A recirculação dos gases de escape arrefecidos baixa as temperaturas da câmara de combustão reduzindo, assim, a formação de óxidos de nitrogênio. Com base nos muitos anos de competência no desenvolvimento e na produção de sistemas EGR, a Pierburg desenvolveu uma série de módulos de radiador  EGR, que permite uma refrigeração controlada dos gases de escape. Muitos radiadores EGR dispõem agora uma borboleta de bypass comutada eletricamente ou pneumaticamente. 

Através desta, os gases de escape na fase de aquecimento podem ser desviados pelo radiador EGR, para que o motor e o catalisador cheguem rapidamente à temperatura de serviço. Isto também permite reduzir o desenvolvimento de ruídos, as chamadas "batidas diesel", bem como a emissão bruta de hidrocarbonetos na fase de aquecimento. Um desvio também é possível quando são necessárias altas temperaturas dos gases de escape, p. ex., para a regeneração de filtros de partículas diesel.

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Recirculação dos gases de escape arrefecido (esquematicamente)

01 Filtro de ar
02 Turbocompressor (compressor)
03 Turbocompressor (turbina)
04 Radiador EGR
05 Canal de bypass
06 Borboleta de bypass (aqui regulada por vácuo)
07 Válvula EGR
08 Intercooler

Nos gases, há uma estreita relação entre pressão, temperatura e volume.

Simplificando:

  • Se for aquecido um determinado volume de um gás, ele se expande; se o gás for arrefecido, o volume é reduzido.
  • Se o volume for limitado, como p. ex. em um cilindro, a pressão aumenta com a subida da temperatura ou diminui com o resfriamento.


Dali pode ser deduzido claramente que, com um volume fixo, é possível alimentar mais gás, se este for arrefecido.

Radiador EGR em uma BMW 318d | Pierburg | Motorservice
Radiador EGR em uma BMW 318d (destacado em vermelho)
Módulo de radiador EGR Pierburg com válvula EGR integrada e borboleta de bypass, instalado na Fiat e GM | Pierburg | Motorservice
Módulo de radiador EGR Pierburg com válvula EGR integrada e borboleta de bypass, instalado na Fiat e GM

Consequência: Quanto mais gás de escape houver na carga de cilindro, menor será o teor de oxigênio. O gás de escape propriamente dito não participa na combustão, mas, devido à sua elevada "capacidade térmica" pode absorver grandes quantidades de calor. 

Ambos os efeitos causam a diminuição dos picos de temperatura durante a combustão, bem como uma redução da velocidade de combustão, reduzindo, assim, a emissão de óxidos de nitrogênio.

O termo “óxido de nitrogênio” é uma designação coletiva para os óxidos gasosos de nitrogênio. Eles são abreviados como NOx, visto que – em função dos muitos estados de oxidação do nitrogênio – existem vários compostos de nitrogênio-oxigênio. Os óxidos de nitrogênio irritam e prejudicam o sistema respiratório, são corresponsáveis pela poluição atmosférica e a formação de ozônio e contribuem para a formação de chuva ácida.

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