Recirculação dos gases de escape arrefecidos
Informação acerca do produto
Como está estruturada a recirculação dos gases de escape arrefecidos? Por que o gás de escape é arrefecido? Como funciona o EGR? O EGR é composto por que componentes? Para que serve o EGR? O que fazem os flaps de controle e os sensores de massa de ar? O que são “detonações do diesel”? Esta postagem fornece respostas.
0:25 – 1:03
Com a recirculação dos gases de escape (EGR) são reduzidos os poluentes em motores a gasolina e diesel. Atrás dos cilindros, os gases de escape são captados, conduzidos pela válvula EGR e adicionados novamente ao ar de admissão. Isto resulta em menos entrada de oxigênio nos cilindros. O que por sua vez origina uma temperatura de combustão mais reduzida. Desta forma, é possível reduzir a quantidade de óxido de nitrogênio em até 70%, visto que, quanto mais elevada a temperatura, mas óxidos de nitrogênio nocivos são produzidos. Nos motores a gasolina são reduzidas assim as emissões de dióxido de carbono e o consumo.
1:03 – 1:30
O componente é a válvula EGR: ela determina a quantidade dos gases de escape recirculados.
Diferentes versões e modelos de válvulas EGR:
- com controle pneumático ou elétrico
- para motores a diesel ou gasolina
- com conexões para a refrigeração
1:30 – 1:45
Nos veículos a diesel são utilizados flaps de controle na seção de admissão. As válvulas providenciam a diferença de pressão necessária entre o lado de escape e o lado de sucção, para que sejam atingidas as elevadas taxas de recirculação dos gases de escape.
1:45 – 2:00
Os sensores de massa de ar regulam, entre outros, a recirculação dos gases de escape nos motores diesel. Eles permitem calcular a massa dos gases de escape recirculados.
2:00 – 3:10
São utilizados radiadores EGR, uma vez que a recirculação dos gases de escape simples está longe de atender as normas sobre gases de escape. Os gases de escape refrigerados baixam ainda mais a temperatura de combustão de pico. Dessa forma há significativamente menos óxidos de nitrogênio.
Muitos radiadores EGR possuem agora uma borboleta de bypass acionada eletricamente ou pneumaticamente. Através desta, os gases de escape na fase de aquecimento podem ser desviados pelo radiador EGR, para que o motor e o catalisador cheguem rapidamente à temperatura de serviço. Isto permite reduzir os ruídos, as chamadas “detonações do diesel”, bem como a emissão bruta de hidrocarbonetos.