jumpToMain
Fig. 3: Corte transversal de um cubo de pino de pistão

Quebras de pistão e de anel do pistão

KS | Kolbenschmidt | Motorservice
Voltar à busca

Informação acerca do diagnóstico

Porque é que o pistão está partido ao meio? Como surgem as quebras de fadiga de cubo? Qual é a diferença entre uma ruptura por força e uma fratura por fadiga? Um forte desgaste axial visível da primeira ranhura do anel pode dever-se a que causas? Fique sabendo as respostas nesta postagem.

Generalidades sobre quebras do pistão

No funcionamento do motor podem ocorrer quebras de pistão devido a uma quebra forçada ou fratura por fadiga.

Uma quebra forçada (Fig. 1) sempre é causada por um corpo estranho, que colide com o pistão durante o funcionamento. Corpos estranhos podem ser partes rompidas da biela, do virabrequim, das válvulas ou similares. A quebra forçada do pistão também pode ocorrer através da entrada de água ou combustível no cilindro. 

As superfícies de fratura da quebra forçada têm aspecto cinza, sem marcas de atrito e não mostram linhas de eixo. O pistão quebra de forma impactante sem desenvolvimento de ruptura.

3622
Fig. 1

Em uma quebra por fadiga (Fig. 2) aparecem linhas de eixo na superfície de fratura, que mostram a origem e a continuidade gradativa da ruptura. As superfícies de fratura muitas vezes apresenta marcas de atrito brilhantes. A causa da fratura por fadiga é uma sobrecarga no material do pistão.

As sobrecargas ocorrem devido a:

  • combustão detonante,
  • trepidações fortes do pistão, p. ex., quando o cabeçote do pistão bate contra o cabeçote,
  • falhas de material,
  • folga excessiva do corpo.

Deformações excessivas do pino de pistão devido a sobrecarga (flexão e deformação oval) resultam em fissuras de cubo ou fissuras no apoio. As rupturas por fadiga, além disso, podem ser causadas por fissuras de tensões térmicas nas superfícies do pistão.

3623
Fig. 2
Quebra de pistão no cubo de pino de pistão
19109
  • Formação de uma assim chamada fratura de clivagem até a superfície do pistão. Consequência: Partição do pistão em duas partes (Fig. 1).
  • Fissura de fadiga de cubo no eixo central do furo do pino de pistão (Fig. 2 e 3).
Avaliação

As quebras de fadiga de cubo surgem devido a sobrecarga mecânica. Através da sobrecarga constante do material do pistão ocorrem cada vez mais esforços alternantes de tensão e dobra e de fadiga do material. Uma alimentação deficiente de óleo favorece uma quebra: Uma fissura inicial no cubo de pino de pistão avança então mesmo com uma carga normal. Na sequência o pistão se parte.

3625
Fig. 1
Causas possíveis
  • Falhas de combustão, em especial a combustão impactante devido a atraso da ignição.
  • Aplicação excessiva ou incorreta de assistência de arranque na partida a frio.
  • Com o motor parado, o cilindro foi inundado com água, combustível ou óleo (golpe de líquido).
  • Aumentos de potência (p. ex. chiptuning) utilizando o pistão de série.
  • Pino de pistão incorreto ou de redução de peso. Devido à deformação oval do pino de pistão, o alojamento do pino é submetido a um esforço excessivo.
3626
Fig. 2
3621
Fig. 3: Corte transversal de um cubo de pino de pistão
Quebra de pistão devido a impacto da superfície do pistão contra o cabeçote
19110
  • Sinais de colisão na superfície do pistão (Fig. 1), na superfície plana do cabeçote e nas duas válvulas (sem figura).
  • Quebra no sentido do pino de pistão decorrente detrepidações e força excessiva.
  • Corpo do pistão quebrado na ranhura inferior do anel lubrificador, as superfícies de fratura têm características de fratura por fadiga (Fig. 2).
Avaliação
A causa é uma sequência rápida de batidas fortes na colisãoda superfície do pistão contra o cabeçote.O pistão é abalado de tal forma que ocorrem fissuras. Alémdisso, o pistão se deforma no cilindro e bate com o corpo contra a parede do cilindro. Em pistões com o anel de segmento raspador de óleo inferior (Fig. 2) muitas vezes o corpo quebra na ranhura inferior do anel lubrificador.
3628
Fig. 1
3629
Fig. 2
Causas possíveis
  • Folga excessiva na bronzina de biela ou uma bronzina de biela gasta, em especial, associadas a sobrevelocidades fortes em descidas.
  • Medida da folga muito pequena (distância mínima entre a superfície do pistão e o cabeçote) no ponto morto superior do pistão. As causas podem ser:
    • Pistão com altura de compressão incorreta. Na revisão do motor muitas vezes é retificada a superfície plana do bloco de cilindros. Se após o processamento forem usados pistões com a altura de compressão original, a protusão do pistão pode ser muito grande. Por isso, são oferecidos pistões com altura de compressão reduzida para o caso de reparo. Assim a protusão do pistão fica dentro da faixa de tolerância especificada pelo fabricante de motores.*
    • Espessura insuficiente da vedação do cabeçote. Muitos fabricantes preveem vedações do cabeçote com diferente espessura para o mesmo motor: Por um lado, paracompensar adições de tolerâncias de componentes na produção, por outro lado, para poder adaptar a protusão do pistão em reparos. Portanto, em caso de reparos vale o seguinte: Usar somente vedações do cabeçote com espessura de material especificada. Com isto é garantido que a medida da folga especificada seja atingida após o reparo. Se o bloco de cilindros for retrabalhado ou substituído em um reparo, a espessura da vedação deve ser redefinida segundo a dimensão do fabricante de motores com base na protusão do pistão.

* A Motorservice fornece pistões para muitos motores diesel, com altura de compressão reduzida (KH-). Ver detalhes no catálogo Motorservice "Pistons and Components".

Atenção

Uma verificação da mobilidade, na qual o motor frio é girado manualmente, não é uma garantia que o pistão não vai bater contra o cabeçote em temperatura de operação. Motivo: Devido à dilatação térmica os pistões e a biela se alongam. Isto reduz a distância entre a superfície do pistão e o cabeçote. Sobretudo em motores de veículos comerciais com grandes alturas de compressão ocorrem alterações consideráveis de medidas. Estas reduzem a mobilidade do pistão em vários décimos de milímetro no ponto morto superior.                                                   

Artigos relacionados

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil