Quebras de pino de pistão
Informação acerca do diagnóstico
O que pode acontecer, quando se utiliza com demasiada frequência assistências de arranque, como spray de auxílio de arranque? Porque está o pino de pistão quebrado? Foi montado incorretamente? Ou o dano foi causado por tuning? Encontrará as causas mais frequentes da quebra de pinos de pistão nesta postagem.
Quebras de pino de pistão podem ocorrer devido à sobrecarga em falhas de combustão ou devido a corpos estranhos na câmara de combustão. Uma aplicação excessiva ou incorreta da assistências de arranque (spray de auxílio de arranque) é comparável aos efeitos de extremas falhas de combustão.
Devido à pressão dos gases de combustão nos pistões, o pino de pistão é deformado de forma oval. Em caso de sobrecarga pode se formar uma fissura longitudinal nas extremidades do pino de pistão, partindo do diâmetro exterior ou interior do pino de pistão. A fissura avança como fratura por fadiga na direção do centro do pino de pistão. Na maior área de esforço de cisalhamento e de flexão entre o furo do pino de pistão e o olhal da biela, a direção muda para uma fissura transversal. Finalmente isto resulta na quebra do pino de pistão. Além dos danos aqui explicados, as quebras também podem ocorrer devido a danos.
- Quebra transversal do pino de pistão (Fig. 1) na transição entre a biela e o cubo de pino de pistão.
- Separação do fragmento de quebra no sentido longitudinal.
- Superfícies de quebra com características de fratura por fadiga.
- Falhas de combustão, muitas vezes devido a combustão detonante.
- Golpes de líquido.
- Tratamento incorreto do pino de pistão na montagem.
- Sobrecarga do pino de pistão devido ao aumento da potência do motor.
- Enfraquecimento do pino de pistão por tuning (redução do peso).
- Pino de pistão incorreto.
As quebras de pino de pistão são consequência de esforços de sobrecarga. Devido a uma deformação oval do pino de pistão nos furos de pino de pistão, inicialmente se forma uma fissura longitudinal nas extremidades do pino de pistão em caso de uma sobrecarga. A saída da quebra pode ocorrer na superfície externa como também dentro do furo. A fissura avança na direção do meio do pino de pistão. Na maior área de esforço de cisalhamento e de flexão entre o cubo do pino de pistão e o olhal da biela, a direção muda para uma fissura transversal, o que finalmente resulta em uma ruptura de todo o pino de pistão.
A Fig. 2 mostra que uma fissura inicial não apenas pode ocorrer devido a uma sobrecarga, mas também em decorrência de uma montagem incorreta do pino de pistão. O lado frontal do pino de pistão quebrado permite identificar claramente que a fissura inicial partiu de um dano por batida (batida de martelo). A fissura inicial também pode levar à quebra do pino de pistão, mesmo sob carga normal.