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Fig. 1

Quebras de pino de pistão

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Informação acerca do diagnóstico

O que pode acontecer, quando se utiliza com demasiada frequência assistências de arranque, como spray de auxílio de arranque? Porque está o pino de pistão quebrado? Foi montado incorretamente? Ou o dano foi causado por tuning? Encontrará as causas mais frequentes da quebra de pinos de pistão nesta postagem.

Generalidades sobre quebras de pino de pistão

Quebras de pino de pistão podem ocorrer devido à sobrecarga em falhas de combustão ou devido a corpos estranhos na câmara de combustão. Uma aplicação excessiva ou incorreta da assistências de arranque (spray de auxílio de arranque) é comparável aos efeitos de extremas falhas de combustão.

Devido à pressão dos gases de combustão nos pistões, o pino de pistão é deformado de forma oval. Em caso de sobrecarga pode se formar uma fissura longitudinal nas extremidades do pino de pistão, partindo do diâmetro exterior ou interior do pino de pistão. A fissura avança como fratura por fadiga na direção do centro do pino de pistão. Na maior área de esforço de cisalhamento e de flexão entre o furo do pino de pistão e o olhal da biela, a direção muda para uma fissura transversal. Finalmente isto resulta na quebra do pino de pistão. Além dos danos aqui explicados, as quebras também podem ocorrer devido a danos.

Pino de pistão quebrado
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  • Quebra transversal do pino de pistão (Fig. 1) na transição entre a biela e o cubo de pino de pistão.
  • Separação do fragmento de quebra no sentido longitudinal.
  • Superfícies de quebra com características de fratura por fadiga.
Causas possíveis
  • Falhas de combustão, muitas vezes devido a combustão detonante.
  • Golpes de líquido.
  • Tratamento incorreto do pino de pistão na montagem.
  • Sobrecarga do pino de pistão devido ao aumento da potência do motor.
  • Enfraquecimento do pino de pistão por tuning (redução do peso).
  • Pino de pistão incorreto.
Avaliação

As quebras de pino de pistão são consequência de esforços de sobrecarga. Devido a uma deformação oval do pino de pistão nos furos de pino de pistão, inicialmente se forma uma fissura longitudinal nas extremidades do pino de pistão em caso de uma sobrecarga. A saída da quebra pode ocorrer na superfície externa como também dentro do furo. A fissura avança na direção do meio do pino de pistão. Na maior área de esforço de cisalhamento e de flexão entre o cubo do pino de pistão e o olhal da biela, a direção muda para uma fissura transversal, o que finalmente resulta em uma ruptura de todo o pino de pistão.

A Fig. 2 mostra que uma fissura inicial não apenas pode ocorrer devido a uma sobrecarga, mas também em decorrência de uma montagem incorreta do pino de pistão. O lado frontal do pino de pistão quebrado permite identificar claramente que a fissura inicial partiu de um dano por batida (batida de martelo). A fissura inicial também pode levar à quebra do pino de pistão, mesmo sob carga normal.

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Fig. 1
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Fig. 2

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