Problemas de vedação e danos no anel de segmento do pistão
Sujeira
Informação acerca do diagnóstico
Como ocorre a sujeira no motor? A sujeira no compartimento do motor tem duas causas principais: a sujeira pode entrar no compartimento do motor através de um filtro de ar defeituoso. Ou a sujeira fica no circuito do óleo após uma reparação ou revisão. Essa sujeira pode provocar danos no motor. Saiba mais aqui.
A entrada de impurezas no motor é uma das razões mais frequentes para o desgaste prematuro no motor e, por conseguinte, nos anéis de segmento. Os danos por sujeira têm duas causas principais:
A sujeira ainda se encontra no circuito do óleo em virtude de um dano prévio e/ou uma reparação/revisão mal executada. A sujeira começa então a desgastar-se nas paredes do cilindro e no pistão a partir do cárter da árvore de manivelas. As partículas de impurezas também chegam a todos os pontos de apoio no motor através dos circuitos de óleo contaminados. O filtro de óleo filtra o óleo, mas o circuito do óleo muitas vezes não é limpo corretamente. A sujeira, que já se encontra do lado limpo do circuito do óleo, chega aos pontos de apoio, onde causa desgaste prematuro ou danos.
ATENÇÃO Se um radiador de óleo ficar sujo devido a um dano no motor, a limpeza não será frequentemente eficaz. Nesse caso é melhor usar um novo radiador de óleo para eliminar o risco de danos devido à utilização do radiador de óleo usado. |
Em caso de dano no motor, o filtro de óleo é frequentemente entupido devido ao desgaste abrasivo ao ponto de a válvula de bypass abrir. O óleo do motor não filtrado chega então aos pontos de lubrificação. Esse fato é tolerado na construção do motor para evitar danos graves no motor por perda total de óleo nas bronzinas. Após um dano no motor é frequente persistirem grandes quantidades de sujeira no radiador de óleo e em suas linhas de óleo. Por isso é irresponsável ligar um motor novo ou revisado a um radiador de óleo sujo e colocar o motor em funcionamento.