jumpToMain
Fig. 1: Os depósitos de sujeira e óleo na ranhura do anel formam uma pasta abrasiva.

Problemas de vedação e danos no anel de segmento do pistão

Sujeira

KS | Kolbenschmidt | Motorservice
Voltar à busca

Informação acerca do diagnóstico

Como ocorre a sujeira no motor? A sujeira no compartimento do motor tem duas causas principais: a sujeira pode entrar no compartimento do motor através de um filtro de ar defeituoso. Ou a sujeira fica no circuito do óleo após uma reparação ou revisão. Essa sujeira pode provocar danos no motor. Saiba mais aqui.

A entrada de impurezas no motor é uma das razões mais frequentes para o desgaste prematuro no motor e, por conseguinte, nos anéis de segmento. Os danos por sujeira têm duas causas principais:

Causa 1
A sujeira é introduzida no cilindro com o ar de admissão. Isso acontece sempre, quando a manutenção do filtro de ar é negligenciada. Quando se dirige sem filtro de ar ou o sistema de aspiração está vazando e a sujeira entra na câmara de combustão, passando ao lado do filtro de ar. Consequentemente, a sujeira, presente na câmara de combustão, entra também nas canaletas dos anéis de pistão, onde se junta ao óleo existente, formando uma pasta abrasiva (Fig. 1). O efeito abrasivo aumenta a altura dos anéis de segmento embaixo e as canaletas dos anéis de pistão se alargam (Fig. 2). O desgaste, que é causado pela sujeira nos anéis de segmento, atua principalmente nos flancos do anel em sentido axial. No sentido radial (na superfície de deslizamento) o anel também se desgasta devido ao atrito misto resultante, mas com uma intensidade muito menor do que nos flancos. As marcas de rolo nos flancos do anel são um indício frequente de sujeira nas ranhuras do anel. A sujeira, que é sobretudo composta por areia fina, risca padrões característicos no flanco do anel em combinação com a rotação dos anéis e o basculamento do pistão.
3523
Fig. 1: Os depósitos de sujeira e óleo na ranhura do anel formam uma pasta abrasiva.
3524
Fig. 2: Alargamento da canaleta do anel de pistão devido ao anel de segmento com parte inferior alongada por efeito abrasivo
Uma vez que os anéis assentam sobretudo no flanco inferior da canaleta durante o funcionamento, o desgaste ocorre principalmente no flanco superior do anel. É também aí que se encontram as marcas de rolo (Fig. 3 e 4).
3525
Fig. 3 e 4: Exemplos de marcas de rolo no flanco superior do anel
3526
Causa 2

A sujeira ainda se encontra no circuito do óleo em virtude de um dano prévio e/ou uma reparação/revisão mal executada. A sujeira começa então a desgastar-se nas paredes do cilindro e no pistão a partir do cárter da árvore de manivelas. As partículas de impurezas também chegam a todos os pontos de apoio no motor através dos circuitos de óleo contaminados. O filtro de óleo filtra o óleo, mas o circuito do óleo muitas vezes não é limpo corretamente. A sujeira, que já se encontra do lado limpo do circuito do óleo, chega aos pontos de apoio, onde causa desgaste prematuro ou danos.

ATENÇÃO

Se um radiador de óleo ficar sujo devido a um dano no motor, a limpeza não será frequentemente eficaz. Nesse caso é melhor usar um novo radiador de óleo para eliminar o risco de danos devido à utilização do radiador de óleo usado.

Em caso de dano no motor, o filtro de óleo é frequentemente entupido devido ao desgaste abrasivo ao ponto de a válvula de bypass abrir. O óleo do motor não filtrado chega então aos pontos de lubrificação. Esse fato é tolerado na construção do motor para evitar danos graves no motor por perda total de óleo nas bronzinas. Após um dano no motor é frequente persistirem grandes quantidades de sujeira no radiador de óleo e em suas linhas de óleo. Por isso é irresponsável ligar um motor novo ou revisado a um radiador de óleo sujo e colocar o motor em funcionamento.

Isso também poderá ser do seu interesse

Artigos relacionados

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil