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Fig. 1: Válvula EGR com radiador EGR

Perda de líquido refrigerante dissimulada

radiadores EGR com fugas não são, muitas vezes, detectados

Pierburg | Motorservice
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Informação acerca do diagnóstico

Um radiador EGR pode ser a causa da perda de líquido refrigerante. Como ocorre o vazamento em radiadores EGR? Quais são as causas da falha mais frequentes? Por que você deve primeiro verificar o radiador EGR antes de substituir as vedações do cabeçote, os cabeçotes ou vedações das camisas de cilindro úmidas está descrito nesta postagem.

SITUAÇÃO

Desde a introdução da norma sobre gases de escape Euro 4 que são cada vez mais utilizados sistemas EGR com radiadores EGR. Os radiadores EGR não são peças de desgaste típicas. No entanto, pode ocorrer uma falha do radiador EGR durante a vida útil do motor.

CONTEXTO

Nos radiadores EGR, o refrigerante do motor funciona como agente de refrigeração. Os radiadores são produzidos em aço inoxidável ou em alumínio. Em estados de funcionamento desfavoráveis ou imprevistos (p. ex., na operação do motor com um combustível muito sulfú- rico ou com biocombustível), poderá ocorrer uma formação de produtos de combustão agressivos mais frequente. Ao longo do tempo, tal poderá dar origem a faltas de estanqueidade internas que, por sua vez, envolvem uma perda de líquido refrigerante dissimulada. Na busca da perda de água substituemse, muitas vezes, as vedações do cabe- çote, os cabeçotes ou até as vedações das camisas de cilindro úmidas – sem qualquer sucesso.

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Fig. 1: Válvula EGR com radiador EGR
CAUSAS DA FALHA

A causa da falha mais frequente é uma falta de estanqueidade com origem na posição de saída dos gases de escape. Menos frequente é o pitting, cuja causa reside no lado do líquido de arrefecimento. Aqui, agentes de arrefecimento inapropriados podem provocar corrosão ou cavitação. 

Uma vez que o retorno da pressão dos gases de escape durante o funcionamento do motor é superior à pressão no sistema de arrefecimento, uma perda de líquido refrigerante nem sempre é imediatamente perceptível. Ao desligar o motor, o líquido de arrefecimento escapa para a seção de escape ou para a seção de admissão do motor.

Se o radiador EGR se situar a um nível mais elevado que as válvulas de admissão e de escape, tal poderá originar coletas do líquido de arrefecimento na câmara de combustão ou em vários cilindros. Ao ligar o motor, ocorrem "golpes de aríete" com danos graves nos pistões, cilindros ou bielas.

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01 Sensor de massa de ar
02 Intercooler
03 Sensor de temperatura do ar de superalimentação
04 Válvula reguladora
05 Válvula EGR
06 Radiador EGR
07 Turbocompressor (compressor)
08 Turbocompressor (turbina)

CONCLUSÃO

Para evitar reparações do motor dispendiosas e complexas durante a busca de uma perda de líquido refrigerante, se deverá verificar exatamente se existe um vazamento no radiador EGR antes de abrir o motor.

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