OBD System - Alimentação de combustível
Voltar à busca
Informação acerca do diagnóstico
Qual a causa para os códigos de erro P0005, P0006, P0007, P0087, P0172, P0441, P0462 e P0463? Os códigos podem ser detectados por um sistema de on-Board-Diagnosis (OBD) e apontam para um erro dentro da alimentação de combustível de um veículo. Fique sabendo nesta postagem quais as causas destes erros e quais as possíveis soluções.
PRODUTOS PIERBURG | ON-BOARD-DIAGNOSIS |
01 Módulo de alimentação de combustível (no tanque) | 10 Unidade de comando do motor |
02 Sensor do nível de enchimento de combustível | 11 Lâmpada de erro (MIL) |
03 Válvula de vedação de filtro de carvão ativado | 12 Ficha de diagnóstico |
04 Válvula de regeneração de filtro de carvão ativado | 13 Dispositivo OBD (ferramenta de digitalização) |
05 Bomba de combustível (em linha) | |
06 Filtro de combustível (Kolbenschmidt) | |
07 Válvula de retenção de combustível | |
08 Bomba paralela de combustível/vácuo | |
09 Regulador da pressão do combustível |
DA PRÁTICA
LOCALIZAR E ELIMINAR ERROS OBD
CÓDIGO DE ERRO | P0005/P0006/P0007 | P0087 | P0172 |
ERROS INDICADOS | Válvula solenoide para corte de combustível – Circuito elétrico; sinal muito alto/muito baixo • Válvula solenoide para corte de combustível com defeito • Conexão de encaixe com defeito, cabo interrompido | Barra de distribuidor de combustível/pressão do sistema muito baixa • Bomba de combustível/regulador da pressão do combustível com defeito • Alimentação/filtro de combustível com entupimento • Filtro no lado de sucção da bomba (no caso de retromontagem/substituição) | Mistura muito rica • Válvula solenoide do filtro de carvão ativado colada (constantemente aberta): O ar enriquecido com combustível do filtro de carvão ativado é aspirado para a seção de admissão • Membranas do regulador pneumático da pressão do combustível com fugas: O combustível é aspirado para a seção de admissão através da linha de vácuo • A válvula EGR colada/carbonizada fica permanentemente aberta |
PRÓXIMOS PASSOS/ SOLUÇÕES POSSÍVEIS | • Medir ou substituir a fonte de alimentação/feixe de cabos • Verificar a válvula solenoide para corte de combustível e substituir caso necessário | • Verificar a bomba de combustível/ regulador da pressão do combustível e substituir caso necessário • Verificar filtro/alimentação de combustível e substituir caso necessário • Remover eventual filtro existente no lado de sucção da bomba | • Verificar a válvula solenoide ACF e substituir caso necessário • Verificar regulador da pressão do combustível e substituir caso necessário • Verificar válvula EGR: - caso a válvula EGR fique permanentemente aberta, os gases de escape ficam em permanente recirculação - se forem detectadas aderências, substituir a válvula EGR e procurar a causa da aderência |
CÓDIGO DE ERRO | P0441 | P0462/P0463 |
ERROS INDICADOS | Sistema de interceptação de vapor de combustível – Índice de fluxo errado • Vazamentos no sistema de filtro de carvão ativado (sistema ACF), por exemplo, uniões dos tubos não estanques • Válvula solenoide ACF colada (constantemente aberta) | Sensor do nível de combustível – Entrada de sinal muito baixa/alta • O sensor do tanque mostra que o nível de enchimento de combustível está muito baixo • Motor desliga automaticamente ou não arranca |
PRÓXIMOS PASSOS/ SOLUÇÕES POSSÍVEIS | • Verificar o sistema ACF quanto a vazamento, por exemplo, verificando a união do tubo e substituir, se necessário • Verificar a válvula solenoide ACF e substituir caso necessário | • Verificar o sensor do tanque ou o módulo com sensor do tanque e substituir, se necessário |