OBD System - Alimentação de ar
Voltar à busca
Informação acerca do diagnóstico
Os códigos de erro P0097, P0102, P0400, P0172 e P0506 podem ser exibidos num sistema de on-Board-Diagnosis (OBD). Eles indicam um erro dentro do sistema de alimentação de ar do veículo. Fique sabendo nesta postagem qual a causa destes códigos de erro e o que você pode fazer.
PRODUTOS PIERBURG | ON-BOARD-DIAGNOSIS |
01 Válvula com filtro de carvão ativado | 12 Unidade de comando do motor |
02 Válvula EGR | 13 Lâmpada de erro (MIL) |
03 Módulo de acionamento elétrico | 14 Ficha de diagnóstico |
04 Tubo de aspiração/tubo de aspiração de conexão | 15 Dispositivo OBD (ferramenta de digitalização) |
05 Sensor de pressão do tubo de aspiração | |
06 Borboleta do acelerador/válvula reguladora | |
07 Sensor de massa de ar (LMS) | |
08 Válvula de inversão de recirculação | |
09 Transdutor de pressão (para o comando do turbocompressor VTG) | |
10 Filtro de ar (Kolbenschmidt) | |
11 Regulador de marcha lenta |
DA PRÁTICA
LOCALIZAR E ELIMINAR ERROS OBD
CÓDIGO DE ERRO | P0097 | P0102, P0400 |
ERROS INDICADOS | Sensor de temperatura do ar de admissão – Entrada de sinal muito baixa • Verificação de plausibilidade produz valores de referência errados • O sensor de temperatura no LMS está com defeito • Sensor de temperatura do ar de admissão com defeito | Medidor da massa de ar ou da quantidade de ar – Entrada de sinal muito baixa / Recirculação dos gases de escape - Falha de funcionamento da taxa de fluxo • Sensor de massa de ar com defeito • A válvula EGR colada/carbonizada fica permanentemente aberta • Configuração base da válvula EGR não efetuada |
PRÓXIMOS PASSOS / SOLUÇÕES POSSÍVEIS | • Verificar sensor de massa de ar, caso esteja com defeito: substituir • Verificar sensor de temperatura do ar de admissão e substituir, se necessário | • Verificar a fonte de alimentação do medidor de massa de ar e da válvula EGR • Verificar medidor de massa de ar e substituir, caso esteja com defeito • Verificar válvula EGR: - caso a válvula EGR fique permanentemente aberta, os gases de escape ficam em permanente recirculação - se forem detectadas aderências, substituir a válvula EGR e procurar a causa da aderência • Após a montagem de uma válvula EGR nova: Efetuar configuração base (dispositivo de teste do motor) |
CÓDIGO DE ERRO | P0172 | P0506 |
ERROS INDICADOS | Mistura muito rica • Válvula solenoide do filtro de carvão ativado colada (constantemente aberta): O ar enriquecido com combustível do filtro de carvão ativado é aspirado para a seção de admissão • Membranas do regulador pneumático da pressão do combustível com fugas: O combustível é aspirado para a seção de admissão através da linha de vácuo • A válvula EGR colada/carbonizada fica permanentemente aberta | Regulação de marcha lenta – Velocidade de rotação abaixo do valor nominal • Regulador de marcha lenta sujo/colado • Entradas de sinal erradas vindas da unidade de comando do motor • Borboleta do acelerador com mobilidade reduzida/ colada |
PRÓXIMOS PASSOS / SOLUÇÕES POSSÍVEIS | • Verificar válvula solenoide do filtro de carvão ativado e substituir caso necessário • Verificar regulador da pressão do combustível e substituir caso necessário • Verificar válvula EGR: - caso a válvula EGR fique permanentemente aberta, os gases de escape ficam em permanente recirculação - se forem detectadas aderências, substituir a válvula EGR e procurar a causa da aderência | • Verificar regulador de marcha lenta com um osciloscópio • Substituir regulador de marcha lenta preso/colado • Fazer a leitura das entradas de sinal do regulador de marcha lenta com ferramenta de diagnóstico • Substituir a borboleta do acelerador presa/colada e procurar a causa da aderência |