jumpToMain
3774

OBD – On-Board Diagnostics parte 1

Pierburg | Motorservice
Voltar à busca

Informação acerca do diagnóstico

Qual a diferença entre OBD-2 e EOBD? Como funciona o On-Board Diagnostics (OBD)? O que significa uma luz OBD piscando? Quando é que a luz OBD se acende em luz contínua? Como se pode ler códigos de erro? Aqui você fica sabendo.

Desenvolvimento do OBD 

Por causa dos valores de substâncias nocivas crescentes no ar, foram introduzidos cada vez mais componentes eletrônicos nos carros para redução de poluentes. Contudo, isso também tornou cada vez mais difícil os diagnósticos de erros nas oficinas. Como ajuda, foi introduzido o On-Board Diagnostics nas oficinas.

3774
3775

Modo de funcionamento do OBD

Se ocorrer um erro que afete a qualidade dos gases de escape, é memorizado um código de erro padronizado na memória de erros da unidade de comando do motor. Além disso, são registrados os dados operacionais e as condições ambiente que se verificavam no momento de ocorrência do erro. Se ocorrer um erro relacionado com emissões, a luz OBD (luz de advertência do motor) acende em luz contínua. Se ocorrer um erro que possa causar o desligamento de cilindros ou danos no catalisador, a luz OBD pisca. Consoante a gravidade do erro, são ativados programas de funcionamento de emergência para proteger o motor. Se um erro não voltar a surgir em um determinado tempo, a luz OBD também se pode voltar a apagar. Mas o erro fica registrado mesmo assim. Os erros e dados registrados podem ser lidos com uma ferramenta de verificação (scaner) através da tomada de diagnóstico. O código de erro indica o componente suspeito e o tipo de erro. São, assim, um meio auxiliar importante para o diagnóstico e a eliminação de erros.

Grupos de produtos

Artigos relacionados

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil