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Montar cabeçote de veículo utilitário

KS | Kolbenschmidt | Motorservice

Como se monta cabeçotes? Como verificar a estanqueidade da válvula? Como verificar a folga da guia de válvula? Quais os motivos para a perda de potência e um funcionamento do motor irregular? O que ter em conta ao colocar válvulas? Esta postagem responde a essas questões.

Preparação
Antes da montagem, o cabeçote e todas as respetivas peças são limpas e verificadas quanto a desgaste e danos. 

0:30 a 1:27 Verificação das válvulas 
A área de vedação no prato da válvula não pode estar impactada. Um desgaste ligeiro pode ser eliminado por retificação. As extremidades da haste da válvula e as superfícies da haste não podem apresentar danos. Separar válvulas com danos. A concentricidade das válvulas é verificada com um relógio comparador. Ligeiros desvios da concentricidade podem ser corrigidos com uma retificadora de válvula.

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1:27 a 2:30 Verificação da folga da guia de válvula
Para determinar a folga da guia de válvula, são apurados os diâmetros da guia e da haste da válvula e depois subtraídos um do outro. A folga daí apurada deve ser comparada com os valores nominais do fabricante.
Após a verificação, inserir as válvulas na guia de válvula e verificar se encaixam e fecham corretamente. As vedações da haste da válvula não podem estar montadas.

2:30 a 3:16 Medição do recesso/saliência da válvula
O correto recesso da válvula ou saliência da válvula é um requisito essencial para uma articulação perfeita de todos os componentes. Por isso, é importante respeitar obrigatoriamente as especificações dimensionais do fabricante de motores. Se as válvulas se encontrarem muito fundas no cabeçote, isso causa uma compressão menor. No caso de um recesso da válvula demasiado grande, se trata provavelmente de uma válvula errada. Se as válvulas se projetarem muito para dentro da câmara de combustão, podem colidir com o pistão.

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3:16 a 4:15 Teste de estanqueidade da válvula
Válvulas com vazamento podem causar um funcionamento do motor irregular, perda de potência ou queimadura das válvulas.
O controle da estanqueidade da válvula pode ser feito com um dispositivo de teste de vácuo. Alternativamente, o teste também pode ser efetuado com uma pequena quantidade de líquido, que é pulverizado sobre as válvulas. O líquido não deve fluir muito rapidamente através das válvulas e anéis da sede da válvula – caso contrário, as válvulas não estão estanques.

4: 15 a 5:50 Colocação das válvulas
Olear as válvulas e inserir nas guias. Depois montar as vedações da haste da válvula. Para evitar danos, pode ser usado um invólucro de proteção.
As molas da válvula devem ser verificadas quanto a perpendicularidade e comprimento – e depois montadas. Após a montagem das molas das válvulas e da colocação das meias luas das válvulas, o cabeçote está pronto para ser montado.

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