Montagem e funcionamento de um bloco do motor
Informação acerca do produto
Quais as tarefas do bloco do motor? Quais os requisitos relativos a um bloco do motor? Como está montado um bloco do motor? De que material é feito? Fique sabendo no vídeo.
O bloco do motor é o componente central do motor. Nele está integrado o acionamento por manivela completo com pistões, cilindros e bielas. Nele são montados os agregados auxiliares, a transmissão e o controle do motor com cabeçote.
Os canais de óleo e de refrigeração necessários para a refrigeração e lubrificação tornam o bloco do motor na parte fundida mais complexa do motor de combustão.
Uma fundição sem cavidades somente é possível com uma engenharia de fundição sofisticada e observação precisa dos tempos de vazamento e resfriamento.
Além da qualidade dos moldes de fundição e núcleos (de areia) para a forma interna, a composição do material de fundição também é relevante para obter resultados de alta qualidade.
Componentes essenciais do material de fundição:
91,2 – 97,3% de ferro
2 – 4% de carbono
0,3 – 1,2% de manganês
0,1 – 0,6% de fósforo
0,3 – 3% de silício
A maior precisão nos detalhes
Os blocos de motor modernos só são possíveis de fabricar e testar com sistemas baseados em CAD. A estabilidade dimensional absoluta de todas as superfícies planas e suportes de apoio é fundamental para a funcionalidade e qualidade.