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Montagem e desmontagem de anéis de segmento

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Informação de uso

Os anéis de segmento podem ser montados à mão? O que pode acontecer?  Porque é que o flanco da canaleta nunca deve ser danificado ao eliminar o óleo carbonizado? Fique sabendo aqui como e em que sequência os anéis de segmento devem ser montados.

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Kit de montagem de anéis de segmentos Nº de artigo 12 00001 16 900 (veículos de passeio) Nº de artigo 12 00002 16 900 (veículos utilitários)
  • Remova cuidadosamente a sujeira aderente do pistão usado. Assegure especialmente que as ranhuras do anel não têm óleo carbonizado nem sujeira. Se necessário, limpe os furos de drenagem do óleo entupidos com uma broca ou outra ferramenta adequada.
  • Tenha cuidado para não danificar os flancos das canaletas ao eliminar o óleo carbonizado. O flanco inferior da canaleta é uma área de vedação. Danos devido a riscos podem provocar um aumento do consumo de óleo ou um aumento da emissão de gases blow-by durante o funcionamento do motor.
  • É imprescindível a utilização de um alicate para anéis de segmento para montar e desmontar os anéis de segmento. Outros meios auxiliares, como p. ex. os rolos de arame ou as chaves de fenda, danificam o anel de segmento e o pistão.
  • Nunca monte os anéis à mão (exceção: anéis de lâminas de óleo em aço). Há não só o perigo de quebra do anel, de deformação e de dilatação excessiva, como também o perigo de ferimentos, ao quebrar o anel ou devido a bordas do anel afiadas.
ATENÇÃO
Uma montagem manual rápida do anel de segmento, sem o quebrar, comprova a agilidade dos dedos do mecânico, mas muitas vezes acaba por danificar o anel de segmento logo na fase de montagem.
  • Nunca monte o anel no pistão conforme ilustrado. Se o anel se deformar e já não assentar na ranhura de modo plano também já não roda na ranhura, se desgasta de um dos lados e deixa de vedar convenientemente. É, no entanto, pior se o revestimento de molibdênio do anel descamar ou quebrar. Se não desaparecer logo na montagem, a camada deslizante irá perder-se o mais tardar durante o funcionamento do motor. A camada deslizante se desprende, danificando o pistão e o cilindro, e o pistão é corroído no furo do cilindro, porque os gases de combustão quentes passam entre o pistão e a parede do
    cilindro. As peças soltas causam danos no pistão e nas superfícies de deslizamento do cilindro.
  • Evite montar e desmontar os anéis de segmento desnecessariamente. Os anéis de deformam ligeiramente em cada montagem. Não volte a desmontar os anéis dos pistões já pré-montados p. ex. para os medir novamente.
  • Respeite a sequência de montagem dos anéis: montar primeiro o anel de segmento raspador de óleo, depois o segundo anel de compressão e então o primeiro anel de compressão.
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Preste atenção às marcações de montagem. "Top" significa que esse lado tem de apontar para cima na direção da câmara de combustão. Se não tiver a certeza ou não houver uma marcação "Top", monte o anel com a inscrição em cima.

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Verifique se os anéis rodam livremente nas ranhuras.

Verifique se o anel desaparece por inteiro na ranhura em toda a circunferência, ou seja, a superfície de deslizamento do anel não pode sobressair sobre o corpo do pistão. Isso é importante, porque o funcionamento do anel deixa de estar garantido se não houver folga na base da ranhura (anel errado ou base da ranhura carbonizada).

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Durante a montagem de anéis de segmento raspador de óleo de duas peças, preste sempre atenção à posição da mola tubular. As extremidades da mola tubular têm de assentar sempre em frente da junta do anel.

Para os anéis de três peças, a posição correta da mola expansora é essencial para garantir a função de raspagem de óleo. Também nos pistões com anéis prémontados, verifique sempre a posição das molas expansoras antes da instalação de pistão. As extremidades da mola não estão tensionadas durante o transporte, podendo deslizar uma sobre a outra. Ambas as marcações coloridas nas extremidades da mola têm que estar visíveis. Se elas não estiverem visíveis, a mola estará sobreposta e o anel não funciona. Todas as juntas do anel de segmento raspador de óleo de três peças (as duas lamelas em aço e a mola expansora) devem ser montadas respectivamente a 120° entre si.

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Rode as juntas dos anéis do pistão pronto para montagem de modo a que fiquem a cerca de 120° entre si. Elas ajudam o pistão ou os anéis na primeira partida do motor. Motivo: a compressão é um pouco inferior na primeira partida do motor, pois os anéis de segmento ainda não estão amaciados. A rotação das extremidades de junção uma em relação à outra permite evitar que ocorra uma fuga excessiva de gás blow-by na primeira partida do motor e que o motor pegue mal por causa disso.

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