Montagem de anéis de segmento
Informação de uso
O que deve ser considerado na montagem de novos anéis do pistão? Quando vale a pena substituir somente os anéis do pistão? Como se limpa os pistões usados? O pistão pode continuar a ser utilizado até que folga na altura do anel? O que mostram as marcações nos anéis do pistão? Porque se deve girar as juntas dos anéis do pistão impreterivelmente antes da montagem os pistões? Encontrará as respostas a essas perguntas aqui.
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O sistema de vedação composto por anéis do pistão, pistões e camisas de cilindro é apenas tão bom quanto o seu componente mais fraco. Isso significa que: não será possível obter o resultado desejado, se o anel do pistão for substituído, mas o pistão ou a camisa de cilindro estiver desgastada.
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As ranhuras do anel têm de estar livres de óleo carbonizado e sujeira. Os furos de drenagem do óleo entupidos devem ser igualmente limpos com uma broca ou outra ferramenta adequada.
Efetuar o controle visual das canaletas dos anéis de pistão: Pequenos riscos, sujeira ou irregularidades provocam um desgaste rápido dos anéis do pistão novos. Atenção: não danificar os flancos das ranhuras, ao limpar o óleo carbonizado.
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Quando devem ser montados anéis do pistão novos em pistões usados, é a folga na altura do anel que decide se o pistão pode ser reutilizado. O anel do pistão é introduzido na canaleta do anel de pistão limpa e medido com um calibre de folga. No vídeo, você vê até que folga na altura do anel um pistão pode ser reutilizado.
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Na montagem e desmontagem dos anéis do pistão, usar impreterivelmente um alicate para anéis de segmento.
Atenção: não montar os anéis do pistão à mão – para não danificar o anel do pistão durante a montagem. Ter atenção para o anel do pistão não se deformar. Os anéis deformados que já não assentam na ranhura de modo plano também já não rodam na ranhura, se desgastam de um dos lados e deixam de vedar convenientemente. Na montagem, atenda além disso às marcações nos anéis do pistão. Por fim deverá verificar-se após a montagem se os anéis do pistão conseguem rodar livremente nas ranhuras do anel.
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Quando todos os anéis do pistão estiverem montados e antes de montar os pistões, rodar as juntas dos anéis do pistão de modo a que fiquem a cerca de 120 graus entre si. A rotação das extremidades de junção uma em relação à outra permite evitar que ocorra uma fuga excessiva de gás blow-by na primeira partida do motor e que o motor pegue mal por causa disso.