Massa de ar demasiado reduzida ou demasiado elevada
frequentemente, o erro não reside no sensor de massa de ar
Informação acerca do diagnóstico
A luz de advertência do motor está acesa. O problema está no sensor de massa de ar? A massa de ar está muito elevada ou muito reduzida? Ou a válvula EGR está colada? Aqui você encontra várias causas possíveis para a luz de advertência estar acesa.
Adequado para | Produto: Sensor de massa de ar |
Todos os veículos com recirculação dos gases de escape | Nº Pierburg |
- "P0102 Massa de ar demasiado reduzida"
- "P0103 Massa de ar demasiado elevada"
Quando ocorrem estas mensagens de erro, suspeita-se frequentemente que a falha esteja no sensor de massa de ar. No entanto, a falha também pode ter origem no sistema EGR, p. ex., se a válvula EGR estiver colada quando aberta ou fechada.
a) A válvula EGR (03) está permanentemente aberta
São recirculados muito mais gases de escape (07) do que o necessário. Isto leva a que entre menos ar fresco (05) nos cilindros. O sensor de massa de ar mede menos ar do que aquele que é calculado pela unidade de comando do motor (06).
b) A válvula EGR (03) permanece fechada
A quantidade de gases de escape recirculada é muito pouca ou mesmo nenhuma (07). Isto leva a que entre mais ar fresco nos cilindros (05). O sensor de massa de ar mede mais ar do que aquele que é calculado pela unidade de comando do motor (06).
Verificar a válvula EGR e substituí-la caso necessário.
01 Do filtro de ar
02 Sensor de massa de ar
03 Válvula EGR
04 Para o catalisador
05 Quantidade de ar fresco
06 Quantidade de ar calculado
07 Quantidade de gases de escape recirculada
08 Quantidade residual de gases de escape (para o escape)