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Uma vez que as válvulas EGR não ganham fuligem por si próprias, é necessário procurar a causa para a formação da fuligem. | Pierburg | Motorservice

Localização de erros no sistema de recirculação dos gases de escape em motores a gasolina ou diesel

DICAS PARA A LOCALIZAÇÃO DE ERROS

Pierburg | Motorservice
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Informação acerca do diagnóstico

Marcha lenta irregular? Solavancos durante a partida ou a condução? Perda de potência? Válvula EGR suja? Código de erro P0102, P0103, P0401 ou P0402 na memória de erros?
O problema poderá estar no sistema EGR.
Nós mostramos possíveis causas e soluções.

A causa mais frequente para a ocorrência de falhas no sistema EGR são válvulas EGR coladas ou carbonizadas. Para além das emissões gasosas, os gases de escape recirculados contêm também partículas de fuligem – o que se aplica especialmente aos veículos a diesel. Podem ocorrer frequentemente carbonizações ou aderências. A partir de um certo ponto, a força da válvula EGR já não é suficiente – e ela não se deixa abrir mais ou fica aberta. As consequências são solavancos, um funcionamento em marcha lenta irregular ou uma perda de potência.

As causas para o elevado teor de óleo no ar de superalimentação ou no ar admitido podem ser falhas no respiro do bloco do motor, bronzinas desgastadas, uma linha de retorno do óleo entupida no turbocompressor, vedações ou guias das hastes das válvulas desgastadas, utilização de óleos de motor de qualidade inadequada ou um nível de óleo do motor demasiado elevado. Os depósitos particularmente acentuados podem ser também provocados por falhas na injeção.

Ainda que as válvulas EGR tenham sido concebidas para resistir às temperaturas elevadas no sistema de gases de escape, é possível que ocorram ocasionalmente danos nas válvulas devido ao calor. As causas para isso podem ter origem num comando incorreto, em um retorno da pressão dos gases de escape demasiado elevado ou em uma válvula de descarga ("válvula wastegate") do turbocompressor que não abre. Possivelmente, poderá também haver uma manipulação ("tuning") para aumentar a pressão de sobrealimentação.

No caso das válvulas EGR pneumáticas, uma das causas possíveis para as falhas poderá estar localizada na área do controle de vácuo (bomba de vácuo, linhas de vácuo, válvulas magnéticas).

As válvulas EGR elétricas e as válvulas magnéticas podem, na maioria das vezes, ser accionadas por intermédio de um diagnóstico do atuador através do dispositivo de teste do motor. Com o motor parado, é fácil ouvir a comutação de uma válvula em boas condições de funcionamento.

Se for instalada uma válvula EGR nova na sequência da correção de danos, mas o veículo continuar a comportar-se como se a válvula não tivesse sido substituída, antes de mais, é necessário voltar a "programar" os dados do mapa necessários. Tal pode ser efetuado através de uma marcha de ensaio mais longa ou então através de um ponto especial do programa do dispositivo de teste do motor, p. ex. "Configuração base".

ATENÇÃO

Desaconselhamos uma limpeza dos componentes EGR! Se um componente já estiver efetivamente defeituoso, uma limpeza não trará qualquer melhoria. Se os componentes perfeitamente funcionais forem sujeitos a um tratamento deste tipo, a limpeza pode danificá-los. Os componentes com defeitos devem ser sempre substituídos por outros novos.

           
                                                                                         
Mais informações sobre a solução de problemas na recirculação de gases de escape, reclamações, possíveis causas e soluções estão disponíveis aqui.

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