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Localização de erros no sistema de ar secundário

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Informação acerca do diagnóstico

Como detectar falhas na válvula de ar secundário? A bomba de ar secundário produz ruídos, como fazer a verificação? Como aparecem os vestígios de derretimento na carcaça da bomba de ar secundário? O que acontece se um relé de comutação ficar preso? Quais as consequências de uma válvula de ar secundário colada? Esta postagem mostra como verificar se o sistema de ar secundário tem danos.

Um erro no sistema de ar secundário é detectável através de uma bomba de ar secundário com ruído de arranhão ou assobio ou que deixou de funcionar. Em veículos com OBD também pode estar memorizado um código de erro na unidade de comando do motor. 

Dica 1: Verificar o comando elétrico da bomba de ar secundário através da unidade de comando do motor e do relé de comutação.
O controle do funcionamento da bomba de ar secundário pode ser feito com o motor frio: Pode-se ouvir a bomba até 90 segundos. Mas o controle também pode ser feito com o motor à temperatura de funcionamento: com uma ferramenta de diagnóstico ou uma fonte de tensão de 12 V externa. Se não for determinada nenhuma falha, devem ser excluídas as seguintes fontes de erro: Vestígios de derretimento na carcaça ou nos contatos de conector da bomba de ar secundário e/ou forte cheiro a queimado. Nestes casos é impreterivelmente necessário desligar o relé de comutação.

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Dica 2: Causas da falha frequentes são água e condensação dos gases de escape na bomba de ar secundário: Isso causa ruídos altos antes da falha. Água limpa ou ferrugem indicam vazamento entre o filtro de ar e a bomba de ar secundário. 
Dica 3: Só pode entrar condensação dos gases de escape na bomba através da válvula de ar secundário. A causa é uma válvula de ar secundário que já não fecha completamente. Com o teste do dedo é possível verificar se há depósitos. Se houver depósitos, a válvula de ar secundário está avariada e deve ser substituída.
Dica 4: Nas válvulas de ar secundário de acionamento pneumático deve ser verificada a válvula solenoide acionada e o vácuo. Se não for alcançado um vácuo de pelo menos 390 mbar, muito provavelmente há vazamentos.
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