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Introdução do pistão no furo do cilindro

KS | Kolbenschmidt | Motorservice

O que tem de ser observado ao introduzir o pistão no furo do cilindro? O que fazer, quando o pistão não se deixa inserir no cilindro? Pode trabalhar-se com o martelo? E porque é que se deve verificar impreterivelmente a cinta de aperto? As respostas estão aqui.

  • Remova completamente os restos de vedação da área de vedação do bloco do motor, se esta não tiver sido retificada quando da revisão.
  • Remova cuidadosamente de todos os furos roscados a sujeira, o óleo e o líquido de arrefecimento que ainda estejam eventualmente presentes.
  • Execute todos os trabalhos de limpeza antes de montar os pistões nos cilindros.
  • Lubrifique todas as superfícies no pistão com óleo do motor fresco – sem esquecer o pino de pistão e a bronzina de biela.
  • Atenda ao sentido de montagem do pistão (marcação de montagem na superfície do pistão, alojamento da válvula).
  • Volte a limpar o furo do cilindro com um pano e lubrifique-o também com óleo do motor.
  • Controle sua cinta de aperto de anéis de pistão quanto a danos e amolgadelas e elimine-os ou troque a ferramenta se necessário.
  • Certifique-se de que a cinta de aperto ou a luva de montagem cônica assenta de forma plana na superfície de vedação do cabeçote na instalação de pistão.
  • Não monte o pistão no motor sem a ferramenta de montagem (perigo de ferimentos, perigo de quebra do anel).
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  • A montagem do pistão não pode exigir uma pressão forte. Se o pistão não puder ser inserido no cilindro, verificar impreterivelmente a cinta de aperto. Não rode a abertura da cinta de modo a que esta coincida com as extremidades de junção dos anéis.
  • Caso seja usado um cabo de martelo para a montagem, apenas o peso próprio do martelo pode atuar sobre a superfície do pistão. Nunca empregar o martelo para introduzir o pistão no cilindro à força. Se não quebrarem logo na montagem, os anéis de segmento podem ainda assim empenar e deixar de cumprir sua função em pleno durante o funcionamento do motor.
  • A montagem forçada não só prejudica os anéis, como também pode danificar o pistão. Tal se aplica especialmente aos pistões dos motores a gasolina. Neles, os ressaltos de ignição e de anel são por vezes muito finos e quebram parcial ou totalmente sob o esforço de impacto. Daí resultam a perda de potência e reparações subsequentes dispendiosas que terão de ser realizadas em breve.
  • Evite a queda de sujeira e areia para dentro do cilindro depois de inserido o pistão. Se necessário, coloque panos sobre os/nos furos para prevenir a sujeira evitável. Especialmente quando se trabalha em ambiente poeirento e/ou ao ar livre.
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Fig. 1: Bisel excessivo no furo do cilindro – o anel de segmento salta na montagem entre a cinta de aperto de anéis de pistão e o cilindro e o pistão fica bloqueado
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Fig. 2: Bisel pequeno no furo do cilindro – o anel de segmento desliza sobre o interstício

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