Instalar corretamente bronzinas
Informação de uso
Como montar bem bronzinas? O que é preciso ter em conta em tampas do mancal trincadas? O que é uma bronzina sputter? O que é preciso ter em conta nos furos de óleo? Como verificar se tudo foi montado corretamente? Aqui você fica sabendo.
Preparação 0:20 - 1:33
Atenção: Atender impreterivelmente à limpeza ao trabalhar no motor.
Muito cuidado no caso de tampas do mancal trincadas: Sujeiras ou danos nos pontos de ruptura fazem com que a tampa do mancal deixe de assentar de forma precisa no suporte de apoio.
A seguir efetuar um controle visual e limpar as peças. Usar obrigatoriamente solventes e materiais de limpeza adequados.
Em um bloco do motor usado devem ser verificados os furos base antes da montagem dos novos apoios da bronzina.
Montagem 1:33 – 4:30
Antes da montagem, limpar de novo o canal da bronzina e o colo do virabrequim com um pano microfibras.
Para evitar erros: Comparar os apoios da bronzina antigos com os novos. As posições dos furos de óleo e as versões dos canais de lubrificação coincidem?
Observar o ajuste de precisão ao colocar as bronzinas: Na atribuição dos apoios da bronzina no canal da bronzina de mancal é sobretudo importante a posição da bronzina de mancal flangeada ou das arruelas de encosto. Além disso, deve ser observada a versão de cada apoio da bronzina, bem como a posição dos furos de óleo. Nos locais com maior intensidade de carga são usadas com frequência bronzinas sputter.
Os furos de óleo devem estar livres e limpos quando se colocam as bronzinas. A seguir, olear as superfícies de deslizamento e colocar cuidadosamente o virabrequim. Depois colocar e apertar as tampas do mancal.
Verificação 4:18 – 4:47
Após a montagem, verificar se o virabrequim roda livremente e medir se a folga axial se encontra dentro das tolerâncias indicadas.