Instalação do motor e colocação em funcionamento
lista de verificação para a prevenção de erros subsequentes
Informação de uso
O motor não funciona após o reparo? Que danos podem ocorrer quando o motor é ligado pela primeira vez? Que erros podem ser cometidos durante o reparo do motor? E como podem ser evitados erros subsequentes? Nesta postagem você encontra uma descrição detalhada do que fazer.
Muitas vezes ocorrem erros graves após uma reparação do motor. Erros não resolvidos na periferia do motor, sejam mecânicos ou elétricos, podem causar a erros subsequentes dispendiosos. A seguinte lista de verificação permitirá evitar grande parte das possíveis fontes de erro ao montar o motor.
Componente |
Ação |
Contexto |
Sistema de aspiração |
verificar, |
No sistema de aspiração podem encontrar-se fragmentos, partículas metálicas ou outra sujeira devido ao dano |
Intercooler |
limpar ou |
Após um dano no motor costuma haver grandes quantidades de óleo do motor no intercooler. |
Linhas de conexão de |
verificar, |
As linhas de alimentação e retorno ficam obstruídas devido a influências térmicas com o óleo carbonizado, |
Turbocompressor |
verificar, |
As rodas da turbina e do compressor deverão encontrar-se em estado impecável e não podem estar |
Filtro de óleo, radiador |
limpar ou |
As partículas metálicas resultantes de um dano no motor podem ter passado para o lado limpo do filtro de óleo. |
Sistema de lubrificação |
encher |
Depois de ligados todos os componentes alimentados com óleo pressurizado (radiador de óleo, turbocompressor, |
Sistema dos gases de |
verificar, |
Durante um dano no motor, os fragmentos de pistões, válvulas e turbocompressor bem como o combustível |
Filtro de combustível |
verificar, |
Os injetores e as bombas de alta pressão de motores diesel reagem de modo extremamente sensível às |
Combustível/ |
verificar, |
O uso do combustível errado causa frequentemente danos no motor. Se houver dúvidas quanto à |
Sistema de |
limpar |
Antes de montar o motor, os componentes do sistema de arrefecimento, que permanecem no veículo, têm de |
Líquido de |
substituir |
Usar apenas um líquido de arrefecimento prescrito com a diluição correta. O motor não pode ser colocado |
Componente |
Ação |
Contexto |
Linhas elétricas e |
verificar |
Checar se todas as linhas de vácuo e ligações elétricas de encaixe estão conectadas corretamente, com |
Motor |
dar partida |
A pressão de óleo tem de estar estabelecida antes de o motor de pegar. Se necessário deverá garantir-se |
Motor |
depois de |
Não danificar o motor depois de pegar, com prematuras aceleradelas repetidas. O sistema de lubrificação |
Componente |
Ação |
Contexto |
Unidade(s) de |
verificação de |
Ler a memória de erros, apontar os códigos de erro e apagar em seguida a memória de erros. |
Sistema eletrônico do |
teste de |
O teste de atuador permite verificar a função dos respectivos componentes. |
Adaptação |
adaptar, |
Atualmente, muitos componentes têm de ser adaptados após a substituição. Deste âmbito fazem parte |
Injetores Common Rail |
programar |
Os injetores Common Rail têm de ser programados separadamente para cada cilindro na unidade de |
Componente |
Ação |
Contexto |
Marcha de ensaio |
respeitar o |
A marcha de ensaio deverá incluir partida a frio, aquecimento, trânsito urbano, estrada nacional e |
Memória de erros |
verificar, |
Em geral, a memória de erros deve ser verificada e eliminada antes e depois da marcha de ensaio, mesmo |