jumpToMain
3420

Instalação do motor e colocação em funcionamento

lista de verificação para a prevenção de erros subsequentes

KS | Kolbenschmidt | Motorservice
Pierburg | Motorservice
TRW Engine Components | Motorservice
Voltar à busca

Informação de uso

O motor não funciona após o reparo? Que danos podem ocorrer quando o motor é ligado pela primeira vez? Que erros podem ser cometidos durante o reparo do motor? E como podem ser evitados erros subsequentes? Nesta postagem você encontra uma descrição detalhada do que fazer.

SITUAÇÃO

Muitas vezes ocorrem erros graves após uma reparação do motor. Erros não resolvidos na periferia do motor, sejam mecânicos ou elétricos, podem causar a erros subsequentes dispendiosos. A seguinte lista de verificação permitirá evitar grande parte das possíveis fontes de erro ao montar o motor.

3420
Sistema mecânico do motor

Componente

Ação

Contexto

Sistema de aspiração

verificar,
limpar

No sistema de aspiração podem encontrar-se fragmentos, partículas metálicas ou outra sujeira devido ao dano
no motor. Se estes não forem removidos, pode ocorrer novamente um dano no motor ou um desgaste
prematuro.

Intercooler

limpar ou
substituir

Após um dano no motor costuma haver grandes quantidades de óleo do motor no intercooler.
Se for acoplado um novo motor, isso pode causar imediatamente um dano no motor.

Linhas de conexão de
turbocompressores

verificar,
limpar,
substituir

As linhas de alimentação e retorno ficam obstruídas devido a influências térmicas com o óleo carbonizado,
e a alimentação de óleo com defeito daí resultante causa danos no turbocompressor. As linhas deverão ser limpas
mecanicamente (com escovas metálicas) ou substituídas. Não é aconselhado soprar as linhas com ar comprimido.

Turbocompressor

verificar,
substituir

As rodas da turbina e do compressor deverão encontrar-se em estado impecável e não podem estar
deformadas e quebradas nem ter raspado na carcaça.

Filtro de óleo, radiador
de óleo e linhas de
óleo

limpar ou
substituir

As partículas metálicas resultantes de um dano no motor podem ter passado para o lado limpo do filtro de óleo.
O radiador de óleo e o invólucro de filtro têm de ser lavados e limpos criteriosamente. Não é aconselhado soprar
as linhas com ar comprimido. O radiador de óleo e as linhas de conexão devem ser substituídas por completo.

Sistema de lubrificação

encher

Depois de ligados todos os componentes alimentados com óleo pressurizado (radiador de óleo, turbocompressor,
bombas hidráulicas, etc.), o motor deverá ser atestado com óleo pressurizado para evitar o
funcionamento a seco e danos nos apoios.

Sistema dos gases de
escape

verificar,
limpar,
substituir

Durante um dano no motor, os fragmentos de pistões, válvulas e turbocompressor bem como o combustível
e o óleo entram no sistema dos gases de escape onde causam mais danos no catalisador ou filtro de
partículas.

Filtro de combustível
e invólucro de filtro

verificar,
limpar

Os injetores e as bombas de alta pressão de motores diesel reagem de modo extremamente sensível às
contaminações do combustível. Por isso, após uma reparação de motores, é recomendável verificar e, se
necessário, limpar ou substituir os mesmos.

Combustível/
capacidade do
depósito

verificar,
substituir se
necessário

O uso do combustível errado causa frequentemente danos no motor. Se houver dúvidas quanto à
composição do conteúdo existente do depósito, este deverá ser totalmente esvaziado e atestado com um
combustível correto.

Sistema de
arrefecimento

limpar

Antes de montar o motor, os componentes do sistema de arrefecimento, que permanecem no veículo, têm de
ser lavados com água limpa.

Líquido de
arrefecimento

substituir

Usar apenas um líquido de arrefecimento prescrito com a diluição correta. O motor não pode ser colocado
em funcionamento sem o sistema de arrefecimento atestado – nem mesmo temporariamente. Se a bomba
de água funcionar a seco, a vedação de anel deslizante arde de imediato e a bomba perde a estanqueidade.

Antes da partida do novo motor

Componente

Ação

Contexto

Linhas elétricas e
uniões de tubo

verificar

Checar se todas as linhas de vácuo e ligações elétricas de encaixe estão conectadas corretamente, com
base em um esquema de linhas. Isso também se aplica aos cabos de massa entre o motor e a carroçaria/
bateria do motor de partida. Desse modo podem ser evitados danos por sobrecarga nos componentes e
linhas elétricos.

Motor

dar partida

A pressão de óleo tem de estar estabelecida antes de o motor de pegar. Se necessário deverá garantir-se
que o motor não possa pegar antes de gerar pressão de óleo, tomando medidas adequadas.

Motor

depois de
pegar

Não danificar o motor depois de pegar, com prematuras aceleradelas repetidas. O sistema de lubrificação
precisa de algum tempo até ficar completamente sem ar e todos os componentes ficarem abastecidos
com óleo fresco.

Componentes eletrônicos

Componente

Ação

Contexto

Unidade(s) de
comando do motor

verificação de
erros

Ler a memória de erros, apontar os códigos de erro e apagar em seguida a memória de erros.

Sistema eletrônico do
motor com
componentes

teste de
atuador

O teste de atuador permite verificar a função dos respectivos componentes.
Isso é útil para detectar fichas trocadas acidentalmente e atuadores defeituosos por exemplo.

Adaptação
efetuar

adaptar,
programar

Atualmente, muitos componentes têm de ser adaptados após a substituição. Deste âmbito fazem parte
por exemplo: sensores de massa de ar, motores de passo, borboletas de acelerador, válvulas reguladoras
e válvulas EGR.

Injetores Common Rail

programar

Os injetores Common Rail têm de ser programados separadamente para cada cilindro na unidade de
comando após a troca entre si ou a substituição. Tal é necessário para compensar tolerâncias de
produção. Para o efeito está impresso um código em cada injetor que terá de ser programado/introduzido
na unidade de comando mediante a ferramenta de diagnóstico.
Alguns fabricantes de injetores não imprimiram qualquer código no injetor, nesse caso a programação é
desnecessária. Esses injetores programam-se a si mesmos graças a uma resistência fixa integrada. Eles
podem ser reconhecidos pela ficha de 4 pinos e pela falta de impressão.

Marcha de ensaio/trabalhos finais/inspeção final

Componente

Ação

Contexto

Marcha de ensaio

respeitar o
ciclo de
condução OBD

A marcha de ensaio deverá incluir partida a frio, aquecimento, trânsito urbano, estrada nacional e
autoestrada. Deverá também ser considerado que, por exemplo, no caso de veículos de passeio, alguns
componentes não são mais monitorados pelo OBD acima de uma velocidade superior a 120 km/h.

Memória de erros

verificar,
apagar

Em geral, a memória de erros deve ser verificada e eliminada antes e depois da marcha de ensaio, mesmo
que a lâmpada de erro (MIL) não se acenda durante ou após a marcha de ensaio. Nos sistemas OBD, é
frequente a lâmpada de erro ser apenas ativada depois de o erro ocorrer duas vezes. Na memória de
erros, o código de erro é, porém, memorizado logo à primeira ocorrência do erro.

Isso também poderá ser do seu interesse

Artigos relacionados

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil