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Fig. 3: Imagem de danos típica: o cabo do sensor do depósito está solto e as lâminas de contato elétricas estão empenadas.

Indicador de depósito incorreto

Ruptura do cabo devido a ventilação do depósito com defeito

Pierburg | Motorservice
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Informação acerca do diagnóstico

Indicador de depósito incorreto? Cabo rompido no módulo do combustível?
Ruído de assobio forte durante a abertura da tampa do depósito/do fecho do depósito? O problema poderá estar no sistema de ventilação do depósito.

Veículos: Volvo

Produto: Módulo de alimentação de combustível

Aplicações automotivas

Nº Pierburg

Nº de ref.*

S40/V40 1.6i/1.8i/2.0i 7.00468.66.0 30630538; 30630593; 30865670
S40/V40 1.9i/2.0i Turbo 7.00468.67.0 30630033; 30630536; 30630594; 30899079

* Os números de referência indicados servem apenas para efeitos comparativos e não podem ser utilizados em faturas para os consumidores finais.

POSSÍVEIS RECLAMAÇÕES

  • Indicador de depósito incorreto
  • Cabo rompido no módulo de alimentação de combustível
  • Ruído de assobio forte durante a abertura da tampa de fechamento do depósito
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Fig. 1: O módulo de alimentação de combustível consegue compensar alterações de tamanho no tanque de combustível.

Em caso de um defeito no sistema de ventilação do depósito pode ocorrer uma forte formação de vácuo no tanque de combustível. Isso pode provocar uma contração excessiva do tanque de combustível. O módulo de alimentação de combustível é composto pela tampa do flange e pelo reservatório com o sensor do depósito e a bomba de combustível. Graças a essa estrutura bipartida, o módulo de alimentação de combustível consegue compensar alterações do tamanho do tanque de combustível até uma determinada faixa (fig. 1).

Se a formação de vácuo se intensificar em demasia, por exemplo, devido ao gelo, e o tanque de combustível contrair excessivamente, os cabos do sensor do depósito podem ser cortados (fig. 2).

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Fig. 2: Devido à compressão excessiva do módulo de alimentação de combustível, o cabo é cortado.
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Fig. 3: Imagem de danos típica: o cabo do sensor do depósito está solto e as lâminas de contato elétricas estão empenadas.
SISTEMA DE VENTILAÇÃO DO DEPÓSITO (INFORMAÇÃO BÁSICA)

O sistema de ventilação do depósito evita a emissão de vapores de combustível contendo hidrocarbonetos prejudiciais para o ambiente captando os vapores de combustível em um recipiente (07) com um filtro de carvão ativado (ACF). Por isso, o sistema de ventilação do depósito também é designado de sistema do filtro de carvão ativado ou sistema ACF.

Em determinados estados de funcionamento, o recipiente ACF é purgado com ar fresco através da válvula de vedação ACF aberta (08). Os hidrocarbonetos acumulados são depois encaminhados para a combustão de modo controlado através da válvula de regeneração (04).

O sistema de ventilação do depósito também ventila o tanque de combustível quando, por exemplo, aí se forma vácuo devido ao combustível extraído ou às baixas temperaturas exteriores.


POSSÍVEIS FONTES DE ERRO NO SISTEMA DE VENTILAÇÃO DO DEPÓSITO

  • Válvulas solenoides defeituosas
  • Recipiente de carvão ativado entupido
  • Válvula de ventilação entupida na tampa do depósito (01)
  • Linhas dobradas ou entupidas
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Fig. 4: Sistema de ventilação do depósito (esquemático)
  1. Tampa do depósito, eventualmente com válvula de ventilação
  2. Tanque de combustível
  3. Bomba de combustível
  4. Válvula ACF/válvula de regeneração
  5. Tubo de aspiração
  6. Válvula de pressão do depósito
  7. Recipiente ACF
  8. Válvula de vedação ACF

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