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Fig. 1: Aumento da força de pressão através da pressão de combustão

Folga entre as extremidades do anel de pistão e consumo de óleo

avaliações incorretas nas folgas entre as extremidades do anel de pistão

KS | Kolbenschmidt | Motorservice

Grande folga entre extremidades no anel do pistão e elevado consumo de óleo: A folga entre extremidades está mesmo correta ou há um erro de produto? Nós ajudamos você a resolver o problema.

SITUAÇÃO:

Em alguns anéis de compressão, surgem reclamações devido à folga entre as extremidades do anel de pistão no estado novo. As medidas das folgas entre as extremidades do anel de pistão situam-se, ao contrário das medidas normais de aprox. 0,3 a 0,6 mm, em 1 a 2 mm, sendo por isso consideradas demasiado grandes. Por este motivo, se parte muitas vezes do princípio, sobretudo no segundo anel de compressão, de que se trata de um fornecimento incorreto ou de um erro de produção.

CONTEXTO TÉCNICO:

Até 90 % da força de pressão total dos anéis de compressão é gerada pela pressão de combustão durante o ciclo de trabalho (Fig. 1). Os gases de combustão surgem nas ranhuras dos anéis e chegam, assim, à parte de trás dos anéis do pistão. Aí, a pressão de combustão reforça a força de pressão dos anéis de segmento na parede do cilindro. Este reforço atua sobre o primeiro anel de compressão e, de forma mais fraca, sobre o segundo anel de compressão.

O DESAFIO:

Na operação em marcha lenta e na parte-carga operacional, a pressão de combustão é mais reduzida que na operação a plena carga. Consequentemente, os anéis de compressão são pressionados contra a parede do cilindro com menos força. Isto tem efeito, sobretudo, na função de raspagem de óleo do segundo anel de compressão. Em alguns motores, tal origina um consumo de óleo mais elevado.

SOLUÇÃO:

Devido aos motivos mencionados, a folga entre as extremidades do anel de pistão dos anéis de segmento é adaptada (aumentada) do ponto de vista construtivo pelos fabricantes de motores. Através da folga maior, a pressão de combustão chega mais rapidamente à ranhura do anel e, consequentemente, à parte de trás do anel do pistão (Fig. 2). Esta medida permite melhorar a função de raspagem e de vedação e, neste sentido, também o consumo de óleo na operação em marcha lenta e na parte-carga operacional.

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Fig. 1: Aumento da força de pressão através da pressão de combustão
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Fig. 2: Tamanho da janela blow-by

NOTA:
A Motorservice fornece todos os anéis de segmento de acordo com as especificações dos fabricantes de motores. Se garante, assim, que todos os parâmetros funcionais são plenamente cumpridos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Uma opinião amplamente generalizada é a de que grandes folgas entre as extremidades do anel de pistão originam consumos de óleo mais elevados. No entanto, esta suposição não é correta. Folgas entre as extremidades do anel de pistão maiores dão origem a taxas blow-by ligeiramente superiores, mas não a um maior consumo de óleo. Correto é: com um desgaste crescente dos anéis de segmento, também a abertura entre pontas do anel do pistão vai aumentando. O anel do pistão com seu corte transversal reduzido se torna mais fraco do ponto de vista funcional e, consequentemente, deixa de vedar corretamente. A folga de junta maior e o consumo de óleo excessivo são consequências do desgaste radial do anel de pistão.

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Fitting of piston rings - Motorservice Group

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