Falhas de combustão 2/3
Informação acerca do diagnóstico
O que é uma autoignição e como se forma? Por que o cabeçote do pistão derreteu atrás dos anéis de segmento? O que acontece se o bico injetor nos motores de injeção direta diesel não mantiver sua pressão de injeção? Fique sabendo as respostas nesta postagem.
- Cabeçote do pistão derretido atrás dos segmentos do pistão.
- Corpo do pistão não corroído, o material fundido do local do dano ficou aderido no corpo do pistão.
Os derretimentos do cabeçote do pistão em motores a gasolina são causados por autoignições em pistões com superfície preponderantemente plana e grandes superfícies de compressão. As autoignições ocorrem quando peças incandescentes na câmara de combustão ultrapassam a temperatura de ignição espontânea da mistura. Estas peças normalmente são as velas de ignição, válvulas de escape e deposições de óleo carbonizado nas paredes da câmara de combustão.
Na área da superfície de compressão o cabeçote do pistão se aquece fortemente devido a autoignições. Devido às altas temperaturas, o material do pistão torna-se maleável, desgastando-se até o anel de segmento raspador de óleo, em função da força de inércia e dos gases de combustão penetrantes no local do dano. Na área da superfície de compressão, o cabeçote do pistão se aquece fortemente devido a autoignições Devido às altas temperaturas, o material do pistão torna-se maleável desgastando-se até o anel de segmento raspador de óleo, em função da força de inércia e dos gases de combustão penetrantes no local do dano.
- Velas de ignição com valor térmico muito baixo.
- Mistura muito pobre e temperaturas de combustão muito elevadas através disto.
- Válvulas danificadas ou folga de válvula muito pequena: As válvulas não fecham corretamente. Através dos gases de combustão quentes que fluem, as válvulas começam a ficar incandescentes. Inicialmente são atingidas as válvulas de escape, uma vez que as válvulas de admissão são esfriadas pelos gases frescos.
- Resíduos de queima incandescentes nas superfícies do pistão, no cabeçote, nas válvulas e velas de ignição.
- Combustível impróprio com octanagem muito baixa. A qualidade do combustível deve corresponder à taxa de compressão do motor, isto é, a octanagem do combustível deve cobrir a necessidade de octanos do motor em todos os estados de funcionamento.
- Gasóleo na gasolina: Redução da octanagem do combustível.
- Alta temperatura do motor ou do ar de admissão devido à ventilação insuficiente do compartimento do motor.
- Sobreaquecimento geral do motor.
Fig. 1:
- Cabeçote do pistão totalmente destruído.
- Ressalto de ignição derretido até o porta-anéis.
- Pontos de corrosão e danos no corpo do pistão devido a material de pistão fundido, com marcas de remoção por atrito.
- Porta-anéis parcialmente desprendido.
- Danos (marcas de impacto) em todas as câmaras de combustão devido a material do pistão e partes soltas do porta-anéis.
Fig. 2:
- Derretimentos erosivos na superfícies do pistão ou no ressalto de ignição no sentido de injeção dos jatos do bico injetor.
- Sem corrosões no corpo do pistão e região dos segmentos do pistão.
Danos deste tipo ocorrem principalmente em motores diesel de injeção direta. Os motores com antecâmara somente são atingidos por isso, se a antecâmara estiver danificada e se, em virtude disto, o combustível também for injetado diretamente na câmara de combustão.
Se, em motores diesel de injeção direta, o bico injetor do cilindro em questão não mantiver a sua pressão de injeção, as oscilações na linha de injeção podem levantar mais uma vez a agulha do bico injetor. O combustível é injetado novamente na câmara de combustão. Se o oxigênio foi consumido, gotículas de combustível inundam a câmara de combustão e chegam à superfície do pistão. Ali, elas queimam em alta temperatura e o material do pistão fica maleável.
A força de inércia e erosão dos gases de combustão de passagem rápida arrancam partículas da superfície (Fig. 2) ou desgastam totalmente o cabeçote do pistão (Fig. 1).
- Bicos injetores não estanques ou agulhas do bico injetor com mobilidade reduzida ou emperradas.
- Molas de bico injetor quebradas ou defeituosas.
- Válvulas de alívio de pressão defeituosas na bomba injetora.
- O caudal de injeção e o instante da injeção não correspondem com as especificações do fabricante do motor.
- Em motores com antecâmara: Defeito na antecâmara associado a uma das causas acima mencionadas.
- Atraso de ignição devido a compressão insuficiente resultante de uma medida da folga excessiva, tempos de distribuição incorretos ou válvulas não estanques.
- Atraso de ignição excessivo devido a gasóleo incombustível (índice de cetano muito baixo).
- Enchimento deficiente devido ao turbocompressor defeituoso.