jumpToMain
3798

Enchimento com óleo pressurizado no motor

KS | Kolbenschmidt | Motorservice

Por que é feito um enchimento com óleo pressurizado antes da primeira colocação em funcionamento de motores retificados? Como fazer um enchimento com óleo pressurizado? Quais acessos devem ser usados para o enchimento com óleo?  Por que se deve remover o cárter do óleo e as coberturas do cabeçote quando se faz um enchimento com óleo pressurizado no motor revisado? Esta postagem dá as respostas. 

Após a revisão completa de um motor deixa de haver óleo no circuito do óleo. Contudo, na primeira partida no motor, todos os pontos de apoio devem ser abastecidos com óleo o mais rápido possível. Para isso, os canais de óleo do motor, os filtros de óleo e o radiador de óleo devem ficar sem ar e enchidos com óleo previamente. Desta forma, após algumas rotações, é possível assegurar uma lubrificação suficiente dos pontos de apoio e evitar danos. 

3798
3799

O enchimento com óleo pressurizado
Para um enchimento correto pode ser usado um dispositivo de enchimento com óleo com um acumulador de pressão. Para fazer isso, encher o recipiente com o óleo especificado pelo fabricante, fechar a válvula de corte e, com uma bomba manual ou um dispositivo de pressão de ar conectado, criar uma pressão de aproximadamente 2,5 bar.

Como pontos de conexão para pressionar são adequados os bujões de fechamento do canal de óleo ou o ponto de conexão do interruptor de pressão do óleo. Se possível, usar uma conexão que esteja na frente do filtro de óleo. O óleo deve então ser pressurizado sob uma pressão o mais constante possível na linha de alimentação de óleo do motor. 

Atenção: O nível de óleo do recipiente de enchimento de óleo não pode descer abaixo do nível mínimo. Porque se for sugado ar, o processo deve ser repetido.

Dica: Recomendamos o enchimento com óleo pressurizado no motor sem o cárter do óleo e as coberturas do cabeçote. Assim, é possível ver quais os pontos de apoio que o óleo já atingiu.
O óleo é bombeado para dentro do motor até sair nos pontos de lubrificação com óleo mais distantes da bomba de óleo. Após o fechamento do circuito do óleo, a primeira colocação em funcionamento deve ocorrer logo a seguir.

Isso também poderá ser do seu interesse

Enchimento com óleo pressurizado no motor

Grupos de produtos

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil