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Fig. 1: Representação esquemática do circuito do óleo

Enchimento com óleo pressurizado – em motores revisados

KS | Kolbenschmidt | Motorservice
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Informação de uso

Como encher os motores com óleo após o reparo?
Por que é feito um enchimento de óleo pressurizado? Como é possível evitar danos de amaciamento em motores revisados? O que deve ser considerado antes da partida de motores novos e revisados? Aqui você encontra uma descrição detalhada.

SITUAÇÃO

Após a revisão completa de um motor, podem ocorrer danos nas bronzinas já na primeira colocação em funcionamento. O motivo para tal: só quando o sistema de pressão do óleo estiver abastecido com óleo e sem ar é que a bomba de óleo também consegue criar pressão. Se for dada partida ao motor a seco, o óleo pode eventualmente demorar demasiado tempo a chegar aos pontos de apoio. A alimentação de óleo deficiente prejudica sobretudo as bronzinas das bielas sujeitas a cargas elevadas. Durante a primeira fase de partida, as bronzinas de biela são lubrificadas principalmente com o óleo aplicado durante a montagem. No entanto, as reservas de emergência se gastam rapidamente e, devido ao atrito misto e ao super-aquecimento, ocorrem danos nos pontos de apoio.

SOLUÇÃO

A fim de evitar danos durante a primeira colocação em funcionamento, convém sempre encher manualmente o sistema de pressão do óleo com óleo do motor antes da partida do motor. Se garante, assim, uma remoção completa do ar do sistema de pressão do óleo e a função segura dos componentes desde o início. Além dos pontos de apoio das bronzinas, este processo também beneficia os tensores de corrente hidráulicos, as regulagens do eixo de comando hidráulicas, os tuchos hidráulicos e os componentes do motor lubrificados com óleo do motor, como sejam turbocompressores, bombas de alimentação de combustível, bombas injetoras e bombas de vácuo.

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NOTA

Em geral, esse processo é prescrito por numerosos fabricantes de motores reputados, para a colocação em funcionamento de motores novos ou revisados.

MODO DE PROCEDIMENTO

1. Com a ajuda de um recipiente de pressão, o óleo previsto para o motor é bombeado para dentro do motor através de uma conexão roscada no sistema de pressão do óleo (Fig. 1 e 2). Como pontos de conexão são adequados os bujões de fechamento do canal de óleo previstos pelo fabricante de motores ou o ponto de conexão do interruptor de pressão do óleo.

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2. O óleo é então bombeado para dentro do motor até sair nos pontos de lubrificação com óleo mais distantes da bomba de óleo. Em regra, estes são os apoios de balancim (Fig. 3) ou os pontos de apoio dos eixos de comando superiores. A pressão de óleo máxima admissível no funcionamento do motor não pode ser ultrapassada. Durante o enchimento com óleo pressurizado, o motor deverá ser rodado manualmente no sentido de rotação.

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Fig. 3

3. Certifique-se de que o nível de óleo do recipiente de enchimento de óleo não desce abaixo do nível mínimo durante o enchimento. Se ocorrer a aspiração de ar durante o enchimento com óleo pressurizado e se este ar for bombeado para o circuito do óleo, todo o processo terá de ser repetido.

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