jumpToMain
16604

Desgaste devido a atrito misto

Desgaste em forma de tira no centro da bronzina

KS | Kolbenschmidt | Motorservice
Voltar à busca

Informação acerca do diagnóstico

O que é o desgaste com elevação em bronzinas? O que acontece se o furo de óleo não for arredondado o suficiente? De onde vêm as tiras no centro da bronzina principal? O que o canal de lubrificação na bronzina principal tem a ver com isso? Aqui você fica sabendo.

(1) Não ocorre qualquer contato metálico na área do canal de lubrificação na bronzina principal superior. O desgaste do colo é inferior ao que existe nas áreas que entram em contato com a superfície de apoio.

16605

(3) Na bronzina de mancal inferior, que não possui um canal de lubrificação, esta elevação causa um maior desgaste no centro da bronzina. Daí resulta a imagem de desgaste típica em forma de tira do desgaste com elevação.

16606

(2) Em virtude do desgaste inferior do colo na área do canal de lubrificação pode formar-se uma elevação mínima (que é aqui ilustrada de forma exagerada para melhor compreensão).

16607
Descrição
  • Desgaste em forma de tira no centro da bronzina na continuação do canal de lubrificação – na bronzina de biela em ambas as bronzinas na área do furo de óleo no colo
  • Em parte com arranhões envolventes
  • Rebordos da bronzina menos desgastados
  • Zona de desgaste muito limitada
  • Em casos graves: Ocorrências de fadiga do material e marcas iniciais de atrito visíveis
16608
16609

Bronzina principal inferior Material composto em aço alumínio

São reconhecíveis tiras fortemente delimitadas no centro da bronzina. Tal corresponde à forma do canal de lubrificação situado na bronzina principal superior. As marcas de desgaste ocorrem sob a forma de desgaste por adaptação/ amaciamento.

Avaliação

Esta forma de desgaste pode dever-se ao furo de óleo inexistente ou não suficientemente arredondado (Fig. 1). Aqui, o desgaste é muito acentuado na bronzina inferior no caso de bronzinas de mancal ou em ambas as bronzinas no caso de bronzinas de biela na área do furo de óleo no colo.

Uma segunda forma de ocorrência, que pode causar os mesmos sintomas de danos, é o chamado desgaste com elevação (Fig. 2). Este resulta de um menor desgaste do colo na área do canal de lubrificação. Uma vez que, devido ao canal de lubrificação, não há contato metálico entre o colo e a bronzina, não ocorre aqui qualquer remoção de material e forma-se uma elevação no colo. Esta elevação provoca um desgaste em forma de tira na bronzina sem canal de lubrificação. Ambos os processos podem causar marcas iniciais de atrito e danos por fadiga.

Causas possíveis
  • Furo de óleo inexistente ou não suficientemente arredondado (Fig. 1)
  • A combinação desfavorável de substâncias da bronzina e do colo leva a um menor desgaste do colo na área do canal de lubrificação (Fig. 2)
16604
Solução

As bronzinas podem continuar a ser utilizadas conforme a progressão do desgaste. Assim que se formarem marcas iniciais de atrito ou ficarem visíveis indícios de fadiga do material, elas devem ser trocadas e têm de ser realizadas ações para determinar a causa:

  • Controle e retificação da saída do furo de óleo
  • Verificar se as pontas de eixo apresentam uma elevação na área do canal de lubrificação
  • Verificar a combinação de substâncias do colo e da bronzina (dureza do eixo/ bronzina)
  • Verificar a rugosidade do colo

Isso também poderá ser do seu interesse

Grupos de produtos

Artigos relacionados

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil