Danos por sobreaquecimento
Informação acerca do diagnóstico
Por que é visível corrosão em toda a cabeçote do pistão? O que acontece se o bico injetor de óleo estiver dobrado ou com defeito e o pistão não for suficientemente resfriado por baixo? Como se forma a corrosão do corpo do pistão? Aqui você fica sabendo.
Na corrosão por sobreaquecimento a película de óleo falha devido a temperaturas excessivas. Inicialmente isto leva a um atrito misto e pontos de atrito isolados. Através do aquecimento adicional nos pontos de atrito, em seguida, ocorre um total funcionamento a seco do pistão. Os pontos de corrosão têm uma coloração escura e estão fortemente danificados. Dependendo das causas dos danos, a corrosão por sobreaquecimento começa no corpo do pistão ou no cabeçote do pistão.
- Corrosões fortes, partindo do cabeçote do pistão e se estendendo até o fim da extremidade da haste.
- Corrosão no perímetro total do cabeçote do pistão.
- Superfície dos pontos de corrosão com coloração escura, com estrias intensas e parcialmente danificada.
- Corrosão nas superfícies de deslizamento dos segmentos do pistão, mais fraca em direção do anel de segmento raspador de óleo.
O cabeçote do pistão aqueceu tanto devido a sobrecarga térmica excessiva que a folga foi eliminada e a película de óleo destruída. Isto levou a uma combinação de corrosão por folga e por funcionamento a seco em torno do cabeçote do pistão. A falta de folga geral devido a uma folga de montagem do pistão muito pequena é descartada como causa, porque neste caso o dano partiria da área do corpo (ver o capítulo "Corrosão por folga no corpo do pistão").
- Carga elevada prolongada na fase de rodagem do motor.
- Sobreaquecimento causado por um processo de combustão falho.
- Falhas no sistema de refrigeração do motor.
- Falhas na alimentação de óleo (pistão com refrigeração de óleo ou com canal de refrigeração).
- Bicos injetores de óleo deformados ou defeituosos, que refrigeram de forma insuficiente o pistão com óleo por baixo.
- Anéis de vedação incorretos no flange de camisas de cilindro molhadas; (ver o capítulo "Cavitação em camisas de cilindro").
- Corrosão bilateral do corpo do pistão.
- Superfície dos pontos de corrosão com coloração escura, rugosa e fortemente friccionada.
- Região dos segmentos do pistão muitas vezes com apenas pequenos danos ou mesmo nenhum dano.
Devido a um forte sobreaquecimento do motor a lubrificação falhou na superfície de deslizamento do cilindro. Isto levou a uma corrosão por funcionamento a seco com corpo do pistão fortemente friccionado. O dano é concentrado na área do corpo, não há corrosões na área do cabeçote do pistão. Por isso, pode ser descartada uma sobrecarga de motor por falhas de combustão.
- Sobreaquecimento do motor devido às seguintes falhas do sistema de refrigeração:
- falta de líquido de refrigeração
- sujeira
- bomba de água defeituosa
- termostato defeituoso
- correia trapezoidal rompida ou patinando
- sistemas de refrigeração com ventilação insuficiente
- Em motores refrigerados a ar: sobreaquecimento devido a deposições de impurezas nos lados externos do cilindro, aletas de refrigeração quebradas, ventilação de ar de refrigeração prejudicada ou falhada.