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Danos no virabrequim

Causas e como evitá-las

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Informação acerca do diagnóstico

Quais são as causas mais frequentes para as rupturas do virabrequim? Como devia o virabrequim ser montado corretamente para evitar danos? Saiba aqui como a montagem é efetuada passo a passo com sucesso e que dicas e truques existem para uma elevada durabilidade do virabrequim.

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Lado da roda de inércia/ transferência de força
01 Zona de endurecimento 03 Furo de óleo 05 Moente de biela 07 Contrapesos
02 Braço de manivela 04 Curso x 2 06 Colo do virabrequim 08 Colo
GARANTIR UMA VIDA ÚTIL MAIS LONGA DO SEU VIRABREQUIM LOGO NA MONTAGEM
  • Elimine de modo profissional os eventuais danos prévios no canal da bronzina de mancal e nas bielas.
  • Inserir correspondentemente os apoios da bronzina do bloco do motor e as tampas do mancal. Atenda, ao mesmo tempo, à continuidade e limpeza dos furos de óleo, bem como ao diâmetro do colo do virabrequim e do moente de biela.
  • Limpe a fundo os canais de óleo no bloco do motor com ar comprimido.
  • Lubrificar as superfícies de deslizamento dos apoios da bronzina com bastante óleo aprovado.
  • Colocar as tampas de bronzina de mancal. Atenda à numeração das tampas de bronzina de mancal. Lubrifique os parafusos das bronzinas de mancal ligeiramente e aperte-os com os torques de aperto prescritos.
  • Verifique a rotação livre do virabrequim. A folga axial do virabrequim tem de ser verificada e, se necessário, ajustada em conformidade.
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AS RUPTURAS DO VIRABREQUIM DEVEM-SE RARAMENTE À FADIGA DO MATERIAL APÓS UM TEMPO DE FUNCIONAMENTO LONGO

As rupturas do virabrequim são muito mais frequentemente causadas pelo seguinte:

  • Sobrecarga mecânica do virabrequim devido a falhas de combustão, golpes de aríete, etc.
  • Bloqueio súbito do motor devido a uma transmissão defeituosa, contrapesos soltos, etc.
  • Oscilações rotacionais excessivas, como p. ex. amortecedores de vibrações defeituosos, rodas de inércia ou embreagens defeituosas.
  • Enfraquecimento do material após um dano prévio na bronzina ou devido a colos de virabrequins calcinados, etc.
  • Retificações inadmissíveis dos apoios do virabrequim.
  • Danos mecânicos no eixo antes da montagem.
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OS ERROS DE MONTAGEM SÃO A CAUSA MAIS FREQUENTE DOS DANOS NO VIRABREQUIM E NA BRONZINA, BEM COMO DO DESGASTE
  • Perda de dureza nos colos de virabrequins em virtude de danos prévios na bronzina ou devido a retificação incorreta, como p. ex. pós-retífica excessiva.
  • Uso de apoios da bronzina errados, p. ex. bronzinas de três materiais normais em vez de bronzinas sputter, furos de óleo errados ou em falta.
  • A folga da bronzina prescrita não foi mantida. Causas: blocos do motor desgastados ou empenados, colos de virabrequins com sobremedida e medida inferior ou erros de geometria, como colos de virabrequins cônicos ou esféricos.
  • Falta de óleo lubrificante na colocação em funcionamento por o sistema de óleo não ser previamente atestado e pressurizado com óleo.
  • Após um dano na bronzina, as aparas não foram todas removidas do circuito de óleo do motor.
  • O radiador de óleo, o óleo do motor e o filtro de óleo não foram substituídos.
  • Não foi verificado ou reparado o diâmetro do furo base dos apoios do virabrequim no bloco do motor após um dano prévio.
  • A bronzina de mancal/tampa de bronzina de biela foram trocadas acidentalmente ou montadas em posição deslocada.
  • Foram utilizados torques de aperto errados e/ou parafusos da tampa do mancal antigos.
  • As indicações do fabricante não foram consideradas na primeira colocação em funcionamento do motor.
DICAS E TRUQUES PARA UMA LONGA VIDA ÚTIL DO SEU VIRABREQUIM
  • Quantidade de óleo suficiente no motor (conforme a prescrição do fabricante).
  • Especificação de óleo correta, não abastecer óleo sujo ou vencido.
  • Evitar a contaminação do óleo do motor devido ao líquido de arrefecimento ou combustível.
  • Evitar erros no circuito do óleo que provoquem problemas com a pressão do óleo (como p. ex.: bomba de óleo defeituosa, válvula de sobrepressão do óleo defeituosa, bicos de injeção ou carcaças de filtro de óleo defeituosas, linhas e canais entupidos, etc.).
  • Nenhuma temperatura excessiva do óleo do motor para a película de lubrificante não romper.

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