Danos nas bombas de vácuo devido ao fornecimento de óleo lubrificante insuficiente
Informação acerca do diagnóstico
O que acontece se a bomba de vácuo não estiver suficientemente lubrificada? Que danos podem ocorrer? Como verificar a alimentação de óleo lubrificante? Quais variantes da alimentação de óleo lubrificante existem? Você encontra as respostas neste artigo técnico.
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Especialmente o óleo lubrificante vencido ou contaminado faz com que uma bomba de vácuo se desgaste prematuramente.
O óleo envelhecido do motor contém muitas partículas de sujeira resultantes do desgaste abrasivo do motor ou das partículas de fuligem do escape.
Possíveis reclamações:
- Bomba de vácuo fixa ou danificada
- Arrastador rompido na bomba de vácuo ou no eixo de comando
- Danos no eixo de comando
Atualmente, as bombas de vácuo com palhetas giratórias são o tipo mais moderno de produção de vácuo. Tal como qualquer outra bomba de vácuo, elas requerem um fornecimento de óleo lubrificante impecável. Este é realizado preponderantemente a partir do circuito de óleo do motor. Neste caso, o óleo lubrificante retorna ao cabeçote com o ar aspirado. Se o fornecimento de óleo lubrificante for insuficiente ou falhar, ocorrem falhas de funcionamento e danos na bomba de vácuo logo passado pouco tempo. Estas têm de ser então trocadas. Uma bomba de vácuo fixa pode causar danos subsequentes.
O fornecimento de óleo lubrificante pode ocorrer de diferentes formas:
1. Lubrificação direta através de um tubo de óleo
Um tubo de óleo une o eixo de comando à bomba de vácuo.
2. Lubrificação por injeção através do eixo de comando
O canal de óleo está integrado no eixo de comando de modo fixo.
3. Lubrificação direta por meio do flange
A alimentação de óleo é efetuada através de canais na face de vedação do flange ou de modo radial em relação à bomba de vácuo.
As bombas de vácuo de alto desempenho modernas requerem um fluxo volumétrico de 30 a 60 litros por hora. Antes da montagem de uma nova bomba de vácuo deverá verificar-se impreterivelmente se existe uma alimentação de óleo lubrificante impecável:
- Desmontar a bomba de vácuo
- Proteger os componentes de montagem contra o óleo vazado
- Segurar um recipiente (proveta graduada ou semelhante) diante do furo ou canal do óleo lubrificante
- Deixar funcionar o motor brevemente em marcha lenta ou com velocidade do motor de partida para controlar ao vazamento de óleo
- O óleo deverá vazar continuamente ou com pulsação uniforme do respectivo canal do óleo lubrificante ou tubo de óleo (modelos: ver em cima) Se tal não for o caso: Eliminar a causa (eventual obstrução)
Atender à limpeza impreterivelmente! Os restos de óleo carbonizado e as juntas unitárias podem levar ao fechamento dos furos do óleo lubrificante.