Danos na bomba de vácuo devido à atribuição incorreta
Informação acerca do diagnóstico
A montagem de uma bomba de vácuo errada pode causar um dano no motor grave e dispendioso. Qual bomba de vácuo é adequada para qual motor? Como é montada corretamente a bomba de vácuo? Fique sabendo nesta postagem por que deve ser verificado o número do chassi, a data de admissão e o número de peça antes da montagem de uma bomba de vácuo.
Ocorrem frequentemente atribuições incorretas da bomba de vácuo devido a uma alteração dos cabeçotes no motor T4 da VW com o código de classificação AAB. Não será reconhecido qualquer caso de reclamação, se foram montadas bombas erradas.
Para evitar casos de dano, verificar impreterivelmente o número do chassi, a data de admissão e/ou o número de peça da bomba usada!
A montagem de uma bomba errada causa a ruptura da caixa da bomba (ver Fig. 1) ou até mesmo a ruptura do eixo de comando e, consequentemente, um dano no motor grave e dispendioso, na primeira partida do motor após a montagem. |
Nº Pierburg | 7.22300.62.0 | 7.22300.69.0 |
Substituição para | 7.22300.12.0 | 7.22300.19.0 |
Ano de construção | até 5/1994 | a partir de 5/1994 |
Número do chassi | até 70-R-180 000 | a partir de 70-R-180 001 |
Número de peça VW | 075 145 100; 075 145 101; 075 145 101 A | 074 145 100 A |
Nº de cabeçote VW | 074 103 351 A | 074 103 351 D |
Nº de cabeçote Motorservice | 50 003 101 | 50 003 113 |
Superfície da tampa do cabeçote | 11 furos; Ø 5 mm | sem furos |
Número de tucho Pierburg | 3.52124.06.0 | 3.52124.05.0 |
Número de tucho VW | 075 145 307 | 074 145 307 B |
Comprimento do tucho | 71.0 mm | 67.5 mm |
Durante a montagem, o came no eixo de comando para acionamento da bomba de vácuo deverá ficar do lado oposto do tucho intermediário (ver Fig. 3) para montar a bomba só com uma pré-tensão baixa (folga máx. de 2 mm):
Se não for possível pressionar a bomba de vácuo sem grande esforço contra o flange (folga de aprox. 5 mm) apesar de o came se encontrar do lado oposto do tucho intermediário, a atribuição é quase certamente incorreta.
Verificar impreterivelmente o número do chassi, a data de admissão e/ou o número de peça da bomba usada! Nunca tente resolver este problema mediante alterações no tucho intermediário (p. ex. retificação)!