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Fig. 1

Corrosão por folga

Corrosão por folga

KS | Kolbenschmidt | Motorservice
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Informação acerca do diagnóstico

O que é uma corrosão por folga? Como ocorre um funcionamento a seco entre o pistão e o cilindro? Qual é a causa para áreas de corrosão no corpo do pistão? Por que o pino de pistão tem um brilho azulado? E como é que aparecem os pontos de contrapressão e de pressão na extremidade da haste inferior do pistão? Fique sabendo respostas detalhadas nesta postagem.

Corrosão por folga no corpo do pistão
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  • Vários pontos de corrosão semelhantes em volta do corpo do pistão.
  • Corrosões no lado de pressão e no lado de contrapressão do corpo do pistão, isto é, pontos de corrosão opostos entre si.
  • Transição da superfície de marcas de pressão de alto brilho para marcas de atrito lisas de coloração escura.
  • Área do anel não danificado.
Avaliação

A folga entre o corpo do pistão e a superfície do trajeto de cilindro foi subdimensionada ou reduzida devido a deformações, que possivelmente só ocorreram durante o funcionamento do motor.

Nota:

Ao contrário da corrosão por funcionamento a seco, uma corrosão por folga sempre ocorre após um curto tempo de funcionamento subsequente a uma revisão do motor.

              
Causas possíveis
  • Furo do cilindro muito pequeno.
  • Aperto excessivo ou desigual do cabeçote (deformação dos cilindros).
  • Superfícies planas irregulares no bloco de cilindros ou no cabeçote.
  • Furos roscados ou parafusos do cabeçote sujos ou danificados.
  • Superfícies de apoio das cabeças de parafuso corroídas ou lubrificadas de forma desigual.
  • Vedações do cabeçote incorretas ou impróprias.
  • Deformações dos cilindros devido a aquecimento desigual, causado por incrustações de calcário, sujeira ou outras falhas no sistema de refrigeração.
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Corrosão a 45°
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  • Pontos de corrosão no lado de pressão e no lado de contrapressão, deslocados em cerca de 45° em relação ao eixo do pino de pistão.
  • Os pontos de corrosão passam de marcas de pressão de alto brilho para fricções de coloração escura, relativamente lisas (Fig. 1).
  • Pino de pistão com cor de recozimento azul. (Fig. 3) Motivo: apoios do pino de pistão aquecidos devido a falta de folga ou de óleo.
Avaliação

O cubo do pino de pistão aqueceu excessivamente. O corpo do pistão de parede fina e elástica pode compensar a dilatação térmica no lado de pressão e no lado de contrapressão. O cubo de pino de pistão de parede mais espessa dilata com maior intensidade. A consequência é uma redução da folga e uma corrosão nos pistões. O motivo principal da corrosão nos pistões está na amarração do cubo do pino de pistão na saia do pistão.

Avaliação
  • Sobrecarga mecânica da bronzina de biela, p. ex., devido a falhas de combustão.
  • Falha de funcionamento/quebra do bico injetor de óleo.
  • Pressão deficiente ou ausente da bomba de óleo.
  • Lubrificação deficiente na primeira colocação em funcionamento do motor. O pino de pistão não foi lubrificado ou foi lubrificado insuficientemente na montagem.
  • Falha da bucha de biela (engripamento do pino de pistão) devido a folga insuficiente ou falta de lubrificação.
  • Erro de montagem na retração do pino de pistão (biela retrátil). Na retração deve ser observado que, imediatamente após a colocação do pino de pistão, o alojamento do pino não seja controlado quanto à mobilidade mediante basculamento do pistão. Imediatamente após a colocação do pino de pistão frio na biela quente, há uma compensação de temperatura entre os dois componentes. Através da introdução de calor ocorre uma maior dilatação térmica do pino de pistão do que no funcionamento do motor. Se o apoio for movido neste estado, pode ocorrer um ponto de atrito ou uma corrosão. Durante o funcionamento do motor isto pode resultar em uma mobilidade reduzida e falha do alojamento do pino. Por esse motivo, os componentes montados devem esfriar antes da verificação da mobilidade.
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Fig. 1
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Fig. 3
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Fig. 2
Corrosão por folga na extremidade inferior da haste
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  • Corrosão por folga com marcas de pressão e de contrapressão nas extremidades inferiores das hastes.
  • Passagem de marcas de pressão de alto brilho para marcas de atrito lisas de coloração escura (Fig. 1).
  • Sem características especiais em outras partes do pistão.
  • Pontos de corrosão na camisa de cilindro na área dos O-rings inferiores (Fig. 2).
Avaliação

A corrosão nos pistões na borda inferior do corpo foi causada por uma deformação/redução de folga na área inferior da camisa de cilindro.

Causas possíveis
  • Anéis de vedação incorretos: anéis de vedação muito espessos podem deformar uma camisa de cilindro e reduzir a folga do deslizamento de pistão.
  • Uso adicional de produtos de vedação líquidos na ranhura do anel de vedação. Para a vedação é necessário que os anéis se possam deformar elasticamente. O espaço livre necessário para isto na ranhura não pode ser preenchido com produtos de vedação adicionais.
  • Os restos de anéis de vedação existentes ou de impurezas nas ranhuras de anéis de vedação não foram removidos antes da montagem.
  • Se os anéis de vedação se torcerem durante a inserção na camisa de cilindro ou se saírem da ranhura do anel de vedação, a camisa de cilindro será contraída nesta área. Para evitar isto, sempre deve ser usado um lubrificante na montagem da camisa do cilindro.
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Fig. 1
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Fig. 2

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