jumpToMain
3749

Conhecimentos básicos acerca de bombas de água

Pierburg | Motorservice

Que modelos de bombas de água existem? Como funcionam bombas de líquido de arrefecimento? Qual a diferença entre bombas de água mecânicas e elétricas? Onde ficam as bombas de líquido de arrefecimento? Esta postagem transmite informações importantes.

A refrigeração do motor

Na combustão no motor ocorrem temperaturas muito altas. Para o proteger contra danos por sobreaquecimento, ele tem de ser refrigerado. Uma possibilidade é através do resfriamento do ar. No entanto, a maioria dos motores são refrigerados por água. Para o efeito, o líquido de refrigeração remove o calor do bloco do motor e do cabeçote e o libera para o ar ambiente através do radiador. O transporte desse líquido é feito pela bomba de água – também chamada de bomba de líquido de arrefecimento.

3750
3749

Tipos de bombas de água

Por norma, as bombas de água mecânicas convencionais são acionadas diretamente pelo motor, sendo que o consumo de potência da bomba de água aumenta com a velocidade de rotação do motor. Em simultâneo, porém, deve-se garantir uma refrigeração suficiente do motor para todos os estados de funcionamento, logo quando o motor está em marcha lenta. Por esse motivo, as bombas de água convencionais são sobredimensionadas para a maioria dos estados de funcionamento. 
Nas bombas de água elétricas, o consumo de potência pode ser regulado eletronicamente em função da refrigeração necessária para o motor. Essa regulação conforme a necessidade providencia menos consumo de combustível e menos emissão de poluentes.

Isso também poderá ser do seu interesse

Conhecimentos básicos acerca de bombas de água

Palavras-chave

Grupos de produtos

Artigos relacionados

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil