jumpToMain
3756

Catalisador de 3 vias e sonda lambda

Pierburg | Motorservice

Como funcionam catalisadores de 3 vias? Para que servem? O que é um sensor do controle? O que é uma sonda de monitoração? Como funcionam sondas lambda? Encontrará as respostas aqui.

O pós-tratamento dos gases de escape

Durante a combustão são geradas emissões brutas nos cilindros, tais como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre e hidrocarbonetos. Através do pós-tratamento dos gases de escape, estas emissões brutas são transformadas em gases de escape menos prejudiciais. Idealmente, sobram apenas nitrogênio, dióxido de carbono e água.
O método clássico de pós-tratamento dos gases de escape é o “catalisador regulado de 3 vias”. Aqui ocorrem paralelamente três reações químicas de redução e oxidação. Com auxílio da sonda lambda antes do catalisador, também denominada sensor do controle, o valor lambda é calculado. Com esse valor como parâmetro de entrada, o gerenciamento do motor controla a injeção de combustível para uma combustão eficiente.

3756
3757

A função da sonda lambda

O catalisador é monitorado pelo On-Board Diagnostics (OBD). Se entrar combustível não queimado no escape, isso pode danificar o catalisador. Além disso, ao longo do tempo, o catalisador envelhece e a capacidade do catalisador de converter os poluentes diminui. Por isso, uma segunda sonda lambda atrás do catalisador monitora o estado do catalisador. A segunda sonda é chamada de sonda de monitoração.
As sondas lambda medem o teor de oxigênio nos gases de escape. Se os sinais do sensor do controle e da sonda de monitoração forem muito semelhantes, isso significa que no catalisador não há quase nenhuma purificação dos gases de escape – o catalisador está com defeito, o OBD reporta isso. 

Isso também poderá ser do seu interesse

Catalisador de 3 vias e sonda lambda

Palavras-chave

Grupos de produtos

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil