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Bombas elétricas de combustível

Para uso universal

Pierburg | Motorservice

Existem bombas de combustível de uso universal. Quais podem ser usadas em carros antigos? Existem bombas primárias, que podem ser usadas para motores diesel e a gasolina? E quais exemplares podem ser usados como bombas adicionais para aplicações tuning e de corrida? Fique sabendo nesta postagem que tipos de bomba existem e onde são usadas. 

Veículo/Aplicação Produto Nº Pierburg
ver catálogo, CD TecDoc,
aplicativo Motorservice ou
catalog.ms-motorservice.com
bomba elétrica de combustível (E1F) 7.21440.51.0/.53.0/.63.0/.68.0/.78.0
(E1S) 7.21088.62.0
(E2T) 7.21287.53.0; 7.21538.50.0; 7.21565.70.0/.71.0
(E3T) 7.21659.53.0/.70.0/.72.0
(E3L) 7.00228.51.0; 7.22156.50.0/.60.0; 7.50012.50.0; 7.50051.60.0;
7.28242.01.0

Diversos pedidos de nossos clientes referem-se a dados técnicos sobre nossas bombas de combustível para produção de baixo volume ou aplicações especiais. A seguinte seleção de bombas, que podem ser utilizadas universalmente, deve servir como apoio para a tomada de decisão para encontrar a bomba adequada para a respectiva necessidade.

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Essas bombas foram reconhecidas como solução para inúmeros casos:

  • Como substituição de bombas mecânicas de combustível, se a bomba original não existir mais (carro antigo/clássico)
  • Como bomba primária em motores diesel ou a gasolina
  • Como solução transitória para reparos, se a substituição especial não estiver disponível
  • Como bomba auxiliar, que é ligada conforme a necessidade (falha da bomba principal)
  • Como bomba de decantação ou de alimentação em sistemas de decantação, tanques auxiliares ou sistemas de aquecimento
  • Como bomba adicional para aplicação de tuning e de corrida esportiva
MODELOS

Nas construções atuais de bombas elétricas de combustível, o conjunto da bomba é fixo diretamente no eixo do motor elétrico. Elas são inundadas por combustível e, por isso, ao mesmo tempo arrefecidas e "lubrificadas".

Vantagens:

  • Menos peças móveis
  • Concepção compacta
  • Pequenas dimensões externas

Após a instalação no veículo, são diferenciadas como bomba no tanque e bomba em linha. Existem diversas construções de conjuntos da bomba. É possível diferenciá-las grosseiramente como bomba de fluxo e bomba de deslocamento positivo.

BOMBAS DE FLUXO

Nas bombas de fluxo, o combustível é transportado pela força centrífuga de um rotor. Elas geram apenas baixas pressões (0,2 – 3 bar) e são instaladas como pré-estágio de uma bomba de dois níveis ou como bomba primária. O combustível flui livremente pela bomba de fluxo sem borboletas nem válvulas. Por isso, em repouso, o combustível poderia retornar pela bomba de fluxo. As bombas de fluxo não são de aspiração natural, ou seja, no tanque de combustível, elas sempre precisam ser colocadas abaixo do nível do líquido (comprimento da sucção máx. de 0 mm). As bombas de canal lateral fazem parte das bombas de fluxo.

01 Bomba elétrica de combustível 02 Tamanho do motor (bombas em mm) 1 = 38 mm 2 = 43 mm 3 = 43 mm desempenho melhorado 03 Nível principal 04 Pré-estágio| Pierburg | Motorservice
01 Bomba elétrica de combustível 02 Tamanho do motor (bombas em mm) 1 = 38 mm 2 = 43 mm 3 = 43 mm desempenho melhorado 03 Nível principal 04 Pré-estágio
BOMBAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO

Nas bombas de deslocamento positivo, o combustível é transportado em volumes fechados. São utilizados para altas pressões do sistema (até aprox. 6,5 bar), já que ainda prevalecem nos sistemas de injeção convencionais. Além dos vazamentos devido à construção, quando em repouso, o combustível também não pode fluir no sentido inverso pela bomba de deslocamento positivo. As bombas de anel dentado, bombas de palheta celular, bombas multicelulares de roletes e as bombas de parafuso fazem parte da bomba de deslocamento positivo. As bombas de deslocamento positivo são de aspiração natural apenas em pequena escala, isto é, elas devem ser montadas abaixo do nível do líquido do tanque de combustível (comprimento da sucção máx. de 500 mm).

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T - Conjunto da bomba de anel dentado

F - Conjunto da bomba de palheta celular

L - Conjunto da bomba de parafuso

S - Conjunto da bomba periférica

ATENÇÃO

Por motivos de segurança, os trabalhos no sistema de combustível devem ser realizados exclusivamente por pessoal qualificado.

Resumo para uma rápida visão geral
Nº Pierburg Modelo Tensão nominal Fluxo volumétrico
com
Pressão do sistema
com
Consumo
de corrente
Observação
    [V] [l/h] [bar/(psi)] [A]  
7.21440.51.0 E1F 12 95 0.10 (1.5) ≤ 2.0  
7.21440.53.0 E1F 12 100 0.15 (2.2) ≤ 2.05 Também indicada para operação a 6 V
7.21440.63.0 E1F 24 100 0.15 (2.2) ≤ 1.35  
7.21440.68.0 E1F 24 95 1.00 (14.5) ≤ 3.0  
7.21440.78.0 E1F 12 95 1.00 (14.5) ≤ 4.3  
7.21088.62.0 E1S 12 75 0.24 (3.5) 3 Bomba no tanque
7.21538.50.0 E2T 12 80 1.2 (17) < 4.5 Incluindo revestimento de borracha
7.21287.53.0 E2T 12 100 3.0 (43.5) < 6  
7.21565.70.0 E2T 12 100 3.0 (43.5) < 6 Incluindo revestimento de borracha
7.21565.71.0 E2T 12 100 3.0 (43.5) < 6 Incluindo revestimento de borracha
7.21659.53.0 E3T 12 110 6.5 (94) < 12 Incluindo revestimento de borracha
7.21659.70.0 E3T 12 110 6.5 (94) < 12 Incluindo revestimento de borracha
7.21659.72.0 E3T 12 110 6.5 (94) < 12 Incluindo revestimento de borracha
7.00228.51.0 E3L 13.5 300-360 5 (72.5) < 16  
7.50012.50.0 E3L 13.5 300-360 5 (72.5) < 16  
7.22156.50.0 E3L 13.5 150-190 …4 (…58) < 9.4  
7.22156.60.0 E3L 13.5 150-190 …4 (…58) < 9.4 Incluindo revestimento de borracha
7.50051.60.0 E3L 12 205-275 1.8 (26) 2.8-6.8  
7.28242.01.0 E3L 13.5 180-260 0.5 (7) < 4.5  

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

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