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Fig. 3: Quebra (imagem do dano) | Pierburg | Motorservice

Bombas de água da Audi/Seat/Škoda/VW

Risco de quebra: É importante observar durante a montagem!

Pierburg | Motorservice
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Informação acerca do diagnóstico

Em várias bombas de água da Audi, Seat, Škoda e VW a carcaça pode quebrar se as bombas não estiverem corretamente instaladas. As vedações nas bombas de água podem ser oleadas? Qual sequência deve ser seguida ao apertar os parafusos? Como é feita a montagem correta você fica sabendo aqui.

Nº de ref.* Nº Pierburg Veículos
06H121010A; 06H121026BA/CF/CQ/DD; 06J121026BG/P 7.07152.08.0 Muitos da Audi/Seat/Škoda,
Volkswagen
06H 121 008 F; 06H 121 010/026 AN/BE; 06J 121 026 G/L 7.07152.35.0
06H 121 026 AB/AF/AG/B/BE/BF/BP/CC/CD/CH/CM/CN/CP/DC/DN/N; 06J 121 026 A/F 7.07856.08.0
06H 121 026 CM/DB 7.07856.37.01)
06H 121 026 CM/DB 7.07856.40.01)

1) disponível somente no mercado asiático

Fig. 1: Vista do produto | Pierburg | Motorservice
Fig. 1: Vista do produto

As bombas de água acima citadas estão sujeitas a risco de quebra da carcaça em caso de montagem incorreta. A perda da capacidade de refrigeração pode resultar em danos subsequentes graves, por exemplo danos no motor.

Causas para a imagem de danos são:

  • Vedações contaminadas com óleo, por exemplo devido à lubrifi cação da vedação ou à contaminação do entorno com óleo do motor. Com isso, a vedação pode dilatar e a carcaça pode quebrar (Fig. 2 e 3).
  • A sequência do aparafusamento e os torques de aperto não foram respeitados.

Por esse motivo, é importante seguir as instruções de montagem anexas.

Fig. 2: Quebra (imagem do dano) | Pierburg | Motorservice
Fig. 2: Quebra (imagem do dano)
Fig. 3: Quebra (imagem do dano) | Pierburg | Motorservice
Fig. 3: Quebra (imagem do dano)

ATENÇÃO
É importante observar durante a montagem:

  • Todas as vedações desta bomba de água foram concebidas exclusivamente para uso com líquido de refrigeração. Elas nunca devem ser lubrifi cadas, por exemplo com óleo do motor.
  • Inclusive o entorno do local de montagem e o líquido de arrefecimento devem estar livres de óleo.
  • Em contato com óleo, as vedações podem dilatar dentro da ranhura, causando a quebra da carcaça da bomba.
  • Não usar produtos de vedação adicionais. A bomba pode apresentar vazamentos (Fig. 5).
NOTA

Para facilitar a montagem, as vedações podem ser lubrifi cadas com líquido de refrigeração. Usar somente anéis de vedação novos.                                                                                                                     

ATENÇÃO

  • Respeitar a sequência ao apertar os parafusos (Fig. 4): [A] – [B] – [C] – [D] – [E]
  • Torque de aperto: 9 Nm
  • Risco de ferimentos:
    Remover a tampa protetora amarela ** (Fig. 6) das aletas da ventoinha somente depois da instalação.                                                                                          
NOTA

Uma ligeira fuga de líquido de arrefecimento no orifício de vazamento é construtivo e não constitui motivo para reclamação. Dependendo do modelo da bomba, o sensor de temperatura* (Fig. 6) é pré-instalado ou acompanha a bomba separadamente.
Fig. 4: Sequência do aparafusamento [A] – [B] – [C] – [D] – [E] | Pierburg | Motorservice
Fig. 4: Sequência do aparafusamento [A] – [B] – [C] – [D] – [E]
Fig. 5: Vazamentos devido a produtos de vedação adicionais (imagem do dano) | Pierburg | Motorservice
Fig. 5: Vazamentos devido a produtos de vedação adicionais (imagem do dano)
Fig. 6: 01 Sensor de temperatura* 02 Tampa protetora amarela** | Pierburg | Motorservice
Fig. 6: 01 Sensor de temperatura* 02 Tampa protetora amarela**

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