Bielas trincadas
notas importantes sobre manuseio
Informação de uso
A separação por fratura não causa desvantagens e até tem uma grande vantagem: o ajuste de precisão da haste da biela e da tampa do mancal. Mas o que deve ser considerado na montagem?
As bielas unem o virabrequim aos pistões e assim transferem a pressão dos gases e as forças de massa para o virabrequim. Para que a biela possa ser montada no virabrequim, o olhal da biela grande precisa estar dividido.
Uma forma de fazer essa divisão é "trincar": as bielas trincadas são inicialmente fabricadas como um componente único. Depois, o olhal da biela grande é intencionalmente partido em duas peças. Durante a montagem, as duas peças são parafusadas uma na outra. Graças às superfícies de fratura trincadas se obtém um extraordinário ajuste de precisão entre a haste da biela e a tampa do mancal.
Para evitar uma troca acidental, geralmente as hastes da biela e as tampas do mancal correspondentes são identificadas com um número de emparelhamento idêntico.
TENHA EM ATENÇÃO
- As hastes da biela e as tampas do mancal não podem ser trocadas individualmente ou entre si.
- Só é permitido conjugar hastes da biela e tampas do mancal com o mesmo número de emparelhamento.
- As hastes da biela e as tampas do mancal não podem posicionadas sobre as superfícies de fratura.
- As superfícies de fratura não podem ser retificadas, danificadas ou sujas.
- Antes da montagem é necessário que as superfícies de fratura sejam limpas com um produto adequado (p. ex. produto para limpeza de freios) e sopradas. A superfície de fratura não pode ser limpa com panos, já que as fibras e felpas poderiam contaminá-la.
- Para que a superfície de fratura não seja contaminada, as bielas trincadas só podem ser transportadas com a tampa do mancal e os parafusos da biela apertados manualmente.
- A reparação do furo base das bronzinas, ou seja, uma retificação da superfície de fratura e a usinagem do furo base não é possível nas bielas trincadas.