jumpToMain
Superfície de fratura em bielas trincadas

Bielas trincadas

notas importantes sobre manuseio

17857
Voltar à busca

Informação de uso

A separação por fratura não causa desvantagens e até tem uma grande vantagem: o ajuste de precisão da haste da biela e da tampa do mancal. Mas o que deve ser considerado na montagem?

As bielas unem o virabrequim aos pistões e assim transferem a pressão dos gases e as forças de massa para o virabrequim. Para que a biela possa ser montada no virabrequim, o olhal da biela grande precisa estar dividido.

Uma forma de fazer essa divisão é "trincar": as bielas trincadas são inicialmente fabricadas como um componente único. Depois, o olhal da biela grande é intencionalmente partido em duas peças. Durante a montagem, as duas peças são parafusadas uma na outra. Graças às superfícies de fratura trincadas se obtém um extraordinário ajuste de precisão entre a haste da biela e a tampa do mancal.

Para evitar uma troca acidental, geralmente as hastes da biela e as tampas do mancal correspondentes são identificadas com um número de emparelhamento idêntico.

2983
Superfície de fratura em bielas trincadas
2984
Números de emparelhamento

TENHA EM ATENÇÃO

  • As hastes da biela e as tampas do mancal não podem ser trocadas individualmente ou entre si.
  • Só é permitido conjugar hastes da biela e tampas do mancal com o mesmo número de emparelhamento.
  • As hastes da biela e as tampas do mancal não podem posicionadas sobre as superfícies de fratura.
  • As superfícies de fratura não podem ser retificadas, danificadas ou sujas.
  • Antes da montagem é necessário que as superfícies de fratura sejam limpas com um produto adequado (p. ex. produto para limpeza de freios) e sopradas. A superfície de fratura não pode ser limpa com panos, já que as fibras e felpas poderiam contaminá-la.
  • Para que a superfície de fratura não seja contaminada, as bielas trincadas só podem ser transportadas com a tampa do mancal e os parafusos da biela apertados manualmente.
  • A reparação do furo base das bronzinas, ou seja, uma retificação da superfície de fratura e a usinagem do furo base não é possível nas bielas trincadas.

Isso também poderá ser do seu interesse

Grupos de produtos

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil