jumpToMain
Fig. 1: Medição da folga na altura do anel

Avaliação dos pistões usados

Medição e avaliação das ranhuras do anel

KS | Kolbenschmidt | Motorservice
Voltar à busca

Informação de uso

Pode continuar-se a empregar pistões usados, quando se monta novos anéis de segmento? Como se mede a folga na altura do anel? Uma ranhura do anel fica desgastada a partir de quando? Que função tem o calibre de folga? Fique sabendo aqui.

Caso seja necessário montar novos anéis de segmento em um pistão já usado, é a folga na altura do anel que determina a reutilizabilidade do pistão. O anel de segmento em questão é introduzido na ranhura do anel limpo, conforme ilustrado na Fig. 1, e medido com um calibre de folga. Se for preciso medir um novo anel de segmento em um pistão usado, é melhor empregar o método exibido na figura do que montar o anel de segmento no pistão. Se o anel de segmento for montado e desmontado no pistão repetidamente, podem ocorrer eventualmente deformações do material do anel de segmento que comprometem o funcionamento.

3455
Fig. 1: Medição da folga na altura do anel
ATENÇÃO
3456
Fig. 2: Ranhura do anel desgastada

A taxa de desgaste se refere às bordas exteriores da ranhura do anel a ser medida, ou. seja, não pode ser possível inserir o calibre de folga com uma espessura de 0,12 mm entre o anel de segmento e a ranhura do anel, conforme ilustrado na Fig. 2. Nesse caso, a ranhura do anel já é considerada desgastada.

Folga na altura do anel (mm) Usabilidade do pistão
0.05-0.10 Pistão utilizável
0.11-0.12 Aumentar os cuidados
> 0.12 O pistão está desgastado e tem de ser substituído
3457
Fig. 3: Controle visual da ranhura

Não é possível verificar a folga na altura do anel em segmentos trapezoidais no estado montado e não tensionado. Em virtude da forma trapezoidal, a folga correta na altura do anel na ranhura trapezoidal apenas se ajusta, quando o anel de segmento estiver comprimido até a medida do cilindro ou montado no cilindro. 

Por isso, é difícil efetuar a medição. Por esse motivo, a verificação deverá cingir-se a um controle visual da ranhura quanto ao desgaste (Fig. 3).

Isso também poderá ser do seu interesse

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil