jumpToMain
3762

Assim funciona o pistão

KS | Kolbenschmidt | Motorservice

Como trabalha o pistão? Ele é composto por que componentes? Como é resfriado o pistão? Que funções têm os anéis do pistão? Como é o ciclo de trabalho de um pistão? Fique sabendo as respostas nesta postagem.

O pistão

Como componente do motor de combustão, o pistão é responsável por converter a energia liberada durante o processo de combustão em trabalho mecânico e transferi-la como torque para o virabrequim, através do pino de pistão e da biela. 

3762
3763

Princípio de funcionamento

O pistão se move para cima e para baixo no cilindro quando o motor está trabalhando. No ponto de retorno ele é travado e depois novamente acelerado de forma explosiva. Assim são geradas forças de inércia que atuam sobre os pistões. Junto com as forças geradas pela pressão do gás formam a força do pistão, que é transmitida às bielas e ao virabrequim. As bielas ficam exatamente na vertical apenas no ponto de retorno superior e inferior. Devido à posição inclinada da biela, o pistão é pressionado lateralmente contra a parede do cilindro. A quantidade dessa força muda de direção várias vezes durante o ciclo de trabalho: Ela depende da força do pistão e do ângulo em que a superfície do pistão e o eixo da biela estão entre si. Os pistões estão equipados com anéis do pistão. Eles vedam a câmara de combustão e de trabalho do bloco do motor. Além disso, também limpam o óleo das paredes do cilindro e regulam assim o consumo de óleo. Os anéis do pistão também têm a tarefa de dissipar o calor, que o pistão absorve durante a combustão, para o trajeto de cilindro de resfriado.

Isso também poderá ser do seu interesse

Assim funciona o pistão

Palavras-chave

Grupos de produtos

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil