jumpToMain
16590

Após todos os trabalhos no sistema de arrefecimento:

É absolutamente necessário ventilar o sistema de arrefecimento de acordo com as prescrições do fabricante

KS | Kolbenschmidt | Motorservice
Pierburg | Motorservice
17857

Por que tem o sistema de arrefecimento de ficar ser sem ar após a troca da bomba de água? Como tirar corretamente o ar ao sistema de arrefecimento? O que pode acontecer se um circuito de refrigeração estiver danificado? Como se criam Hotspots? O que deve ser observado depois da abertura do sistema de arrefecimento está contido nesta postagem.

Veículos modernos possuem um ou vários circuitos de refrigeração, que se dividem em diferentes ramificações e são fechados ou abertos em dependência do estado de funcionamento. Frequentemente são montadas várias bombas de água elétricas, ou então, uma combinação de bombas de água elétricas e mecânicas comutáveis.

Caso o sistema não seja ventilado de acordo com as indicações do fabricante de veículos, pode ocorrer um acúmulo de ar em todas essas ramificações e componentes. Isso resulta em falhas e, eventualmente, em danos nos componentes ou no motor.

O perigo não consiste apenas na possibilidade das bombas de água funcionarem a seco. As bolhas de ar no sistema prejudicam a transferência de calor. Em consequência disso, podem ocorrer acúmulos de calor local (Hotspots), que podem, por exemplo, danificar diretamente a platina de uma bomba elétrica de líquido de arrefecimento ou causar o envelhecimento precoce do sistema eletrônico.

16590
ATENÇÃO
Isto não se refere apenas à troca da bomba de água. Durante todos os trabalhos que exigem a abertura do sistema de arrefecimento, o ar penetra no sistema. Portanto, é absolutamente necessário observar as prescrições do fabricante para a ventilação do sistema de arrefecimento!
NOTA
A ventilação difere em função de fabricante, veículo e modelo. Normalmente, a ventilação é realizada através de um item de programa correspondente na ferramenta de diagnóstico (p.ex. BMW 120d ano de construção 2011-2019: Manutenção de veículos -> Ventilação do circuito de arrefecimento).

Isso também poderá ser do seu interesse

Grupos de produtos

Artigos relacionados

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil