jumpToMain
3780

A bomba de água apresenta vazamento?

Pierburg | Motorservice
Voltar à busca

Informação acerca do diagnóstico

Saiu líquido de arrefecimento na bomba de água? Quais os motivos para uma bomba de água com vazamento? Como detectar se a bomba está danificada? Por que são visíveis depósitos na bomba de água? Como funciona uma vedação de anel deslizante? Esta postagem tem as respostas.

Dano ou não?

Se for visível líquido de arrefecimento do lado de fora da bomba de água, na maior parte das vezes não se trata de um dano, isso se deve ao fato de as bombas de água estarem equipadas com um sistema de vedação no eixo rotativo.  O sistema de arrefecimento é vedado no eixo com uma vedação de anel deslizante. Essa vedação é composta por uma peça fixa e outra rotativa. Uma mola pressiona ambas as partes para que o sistema de arrefecimento permaneça estanque mesmo quando não está sob pressão.  Ambas as superfícies de contato dos anéis deslizantes são lubrificadas e simultaneamente arrefecidas através do líquido de refrigeração. Este tipo de construção faz com que escapem automaticamente pequenas quantidades de líquido de arrefecimento repetidamente pelas superfícies de contato. É por isso que no furo de fuga ou no lado exterior da bomba de água podem ser visíveis pequenas quantidades de líquido de refrigeração ou depósitos coloridos. Isso pode ser irritante, sobretudo durante o teste de vazamento logo a seguir à montagem. Contudo, uma pequena quantidade de vazamento é normal e não é preocupante.

3781
3780

Substituir líquido de arrefecimento

Mas, se durante períodos de tempo mais longos, saírem quantidades maiores de líquido de arrefecimento através da vedação de anel deslizante e consequentemente do furo de fuga, é muito provável que o líquido de arrefecimento tenha impurezas. Se o sistema de arrefecimento não for limpo quando a bomba for substituída ou se for usado líquido de arrefecimento com impurezas, pode haver um maior desgaste nas superfícies de contato devido a cal, ferrugem e impurezas e, assim, um vazamento do líquido de arrefecimento. Para que isto não aconteça é necessário respeitar impreterivelmente os intervalos de troca indicados do líquido de arrefecimento.

Isso também poderá ser do seu interesse

A bomba de água apresenta vazamento?

Palavras-chave

Grupos de produtos

Artigos relacionados

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, n. 4000

Bloco 04 - Distrito Industrial n. 01

SAKS 0800 721 7878

CEP 13 388 090 Nova Odessa - SP

Brasil

Telefone: +55 (0) 19 34 66 96 20

Fax: +55 (0) 19 34 66 96 22

info@ms-motorservice.com.br
© 2024 KSPG Automotive Brazil Ltda. Divisão MS Motorservice Brazil